Trata-se de uma contribuição da ANPTrilhos aos gestores públicos e privados para o desenvolvimento de uma rede de atendimento adequada às necessidades dos cidadãos brasileiros.
Com 5,4 bilhões de lugares ofertados em 2024, os sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil demonstram capacidade e resiliência. São 48 linhas e 1.133,4 km de trilhos distribuídos em 12 unidades federativas, que exercem uma função essencial na mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos e contribuindo para uma economia mais sustentável.
Neste momento, as cidades brasileiras precisam urgentemente oferecer melhor qualidade de transporte público em suas regiões metropolitanas, dada a insatisfação quase generalizada que atinge todas as populações urbanas, das que usam o automóvel, passando pelos usuários de ônibus, barcas, trens e metrôs, até os ciclistas e os pedestres. E a opção do transporte de passageiros sobre trilhos deve ser vista como espinha dorsal para a solução dos problemas de mobilidade e acessibilidade urbanas, defende a entidade. A proposta é a da adoção de transporte de alta capacidade - trens urbanos e metrôs leves e pesados -, que atendam acima de 30 mil passageiros por hora, por sentido, podendo chegar a 80 mil nos horários de pico, explica o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores.