Segundo a pesquisa realizada pela Inter.B Consultoria para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em uma década o investimento público em transporte urbano caiu a menos da metade (52%). Se, em 2013, os R$ 8,6 bilhões em recursos estatais aplicados em transporte público já não eram considerados suficientes, o montante de R$ 4,1 bilhões no ano passado aponta uma tendência preocupante.
A crise de mobilidade urbana no país, que vem se agravando desde o início da década, trouxe junto o uso crescente e mais intenso do transporte individual motorizado. Os subsídios para automóveis e combustíveis só aumentam.
E a tendência de subinvestimento em sistemas de transporte de massa, acentuado pela crise fiscal, aumentou o ônus para os usuários, em geral aqueles que arcam com os custos de operação dos sistemas e com as gratuidades via subsídio cruzado.
Neste estudo da CNI, a conclusão é que, para fazer valer a política de mobilidade urbana no país, principalmente nas regiões metropolitanas, priorizando os transportes coletivos e os modos ativos, será necessário ampliar os investimentos na infraestrutura que dá suporte e permite operar esses modais sustentáveis.
Por fim, o trabalho traz uma reflexão sintética sobre os desafios no setor e aponta para as políticas públicas necessárias para superá-los.