Trata-se de um trabalho nascido dentro da CET-SP e publicado na forma de uma Nota Técnica. O objetivo é apresentar o processo de Mapeamento de uma Rede Prioritária de Mobilidade a Pé e mostrar como essa ferramenta pode subsidiar gestores municipais no desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana, visando contribuir para a definição e acompanhamento de um plano de manutenção e implantação de uma Rede Prioritária de Mobilidade a Pé de forma permanente, tornando perene a valorização e a priorização deste modo de transporte tão vulnerável, sobretudo no ambiente urbano.
O entendimento é de que o mapeamento de uma Rede Prioritária de Mobilidade a Pé pode e deve ser usado como ferramenta importante para a definição das estratégias que vão balizar o desenvolvimento de políticas públicas, sobretudo as municipais, que visam apoiar planos de implantação, reforma e/ou manutenção das infraestruturas urbanas, sinalizações e operações inerentes à mobilidade a pé, de forma a torná-las acessíveis, seguras e confortáveis para todos os pedestres.
Nesse sentido, o mapeamento proposto é uma ferramenta dinâmica, exatamente como são as cidades, ou seja, absoluta e permanentemente passível de ajustes.