Eleições 2022, o caminho da mudança: propostas para um transporte público de qualidade

Documento coordenado pela ANTP traz aos candidatos ao Executivo e Legislativo estaduais e federal nas eleições de outubro diretrizes e proposições para um transporte público coletivo urbano de qualidade.

Eleições 2022, o caminho da mudança

Eleições 2022, o caminho da mudança

créditos: Capa (Reprodução)

Autor: ANTP

Assunto: Cartas e Manifestos

Abrangência: Nacional

Ano: 2022

 

Elaborada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a publicação “Eleições 2022 - o caminho da mudança: propostas para um transporte público de qualidade e uma vida melhor” foi lançada e enviada às lideranças partidárias e coordenações de campanha dos candidatos nas eleições de outubro. 

 

A publicação pode ser consultada, além dos candidatos, por autoridades municipais, estaduais e federais ligadas às áreas de transporte, mobilidade urbana e urbanismo. Também é recomendada sua leitura por especialistas, representantes de usuários do serviço e atores privados comprometidos com a busca de soluções para uma reestruturação efetiva do transporte público urbano do país.

 

A publicação surgiu das contribuições da cadeia produtiva do segmento de transporte público e contou com o apoio da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

 

As propostas estão estruturadas em seis capítulos, que abordam os seguintes temas: atualização do marco legal do transporte público coletivo; qualidade e produtividade; priorização do transporte público coletivo urbano; financiamento dos investimentos e do custeio; e transparência.

 

Por um novo modelo

Uma das propostas é a adoção de um novo modelo de remuneração das empresas operadoras responsáveis pela prestação do serviço, baseado nos custos de produção, que seriam atrelados a parâmetros de qualidade e produtividade e separados da tarifa cobrada dos passageiros. A diferença seria coberta por meio de subsídios públicos aos passageiros. O novo modelo incluiria maior transparência na gestão dos contratos e na relação com a sociedade.

 

 

 

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