Para esta pesquisa, além do levantamento quantitativo, foram feitas entrevistas com idosos que sofreram acidentes no trânsito ou nas calçadas da cidade, para conhecer as circunstâncias dessas ocorrências e a percepção dos espaços de circulação. E realizadas também entrevistas com técnicos/especialistas em trânsito e/ou na temática do envelhecimento para levantar questões relevantes e os desafios a serem enfrentados para promover a mobilidade segura da pessoa idosa na cidade.
Dividido em quatro partes, o relatório traz primeiramente os resultados do levantamento quantitativo realizado com 1.102 pessoas idosas, abordadas em pontos de fluxo na capital paulista. A segunda parte discute os resultados das entrevistas com pessoas idosas e técnicos/especialistas; a terceira parte apresenta o relatório técnico sobre as calçadas na cidade de São Paulo; e na quarta parte são apresentadas as conclusões e recomendações para que a gestão municipal, assim como a própria comunidade, possa promover ações para garantir a segurança dessas pessoas nos seus deslocamentos.
*Autores: Jesús Monclús, Jorge Ortega, Marta Meléndez e pelo IST: David Duarte Lima, Ana Maria Nogales Vasconcelos, Leides Barroso Azevedo Moura, Carlos André Almeida Machado; Alexandre Lima; Shayane dos Santos Cordeiro