Há um elevado número de acidentes com ciclistas no Brasil nas rodovias federais, estaduais e nos municípios, mas, apesar disso, pouco se sabe sobre o perfil dessas pessoas que usam a bicicleta para se locomover nessas vias. Também faltam dados de como ocorrem esses acidentes e qual seu impacto econômico para a sociedade.
Nesta dissertação de mestrado focada particularmente em rodovias federais, o autor buscou observar a evolução destes acidentes nos últimos anos e, além de identificar os locais das ocorrências e quantificá-las, traçar um perfil das vítimas. O trabalho avalia também os custos econômicos passíveis de serem atribuídos a tais acidentes, de modo a subsidiar políticas públicas que garantam a segurança à parcela de brasileiros que trafegam nas rodovias com bicicleta.
Ao final, o autor conclui que a maioria das vítimas é de homens de baixa renda e em idade produtiva, e que os investimentos para a duplicação das rodovias nas áreas urbanas ainda não contemplam adequadamente as medidas de segurança previstas para a real proteção dos ciclistas.