A publicação é resultado de um longo trabalho com editores e repórteres em países de baixa e média renda, onde os indicadores de mortes no trânsito ainda são muito elevados. A publicação aborda inquietações e perguntas feitas por esses profissionais, que compartilharam conosco suas experiências durante esse período.
O principal objetivo da publicação é ajudar, seja você editor ou jornalista, a entender as dimensões por completo da questão da segurança no trânsito. O documento foi desenhado para ajudar na redação de matérias mais aprofundadas sobre o assunto e identificar as oportunidades de expandir e sustentar a cobertura desse importante problema de saúde pública. Nos capítulos seguintes, você encontrará: exemplos de como diferentes repórteres e veículos de comunicação têm desenvolvido matérias específicas sobre mortes no trânsito em um contexto mais amplo e significativo; dicas de editores, jornalistas e especialistas em segurança no trânsito sobre novas maneiras de cobrir o tema; e recursos e ferramentas que podem agregar profundidade às suas matérias sobre segurança no trânsito.
Conteúdos:
Prefácio; Capítulo 1: Por que você deve ler este guia; Capítulo 2: Segurança no trânsito rende pauta; Capítulo 3: Cobertura da segurança no trânsito como um Projeto; Capítulo 4: Os chamados acidentes de trânsito não são “acidentes”; Capítulo 5: Segurança no trânsito e os usuários das vias; Capítulo 6: Segurança no trânsito e legislação; Fontes e recursos; Uma última observação.
Versão oficial em português da obra original em Inglês Reporting on road safety: a guide for journalists. © World Health Organization 2015. ISBN: 978-92-4-150893-3