O estudo aqui realizado pela associação Aliança Bike* inicia com um breve histórico das bicicletas elétricas, e prossegue com uma parte introdutória e a descrição dos mercados nacional e internacional direcionados ao produto - União Europeia, Estados Unidos, Japão e Brasil.
O trabalho parte da identificação do perfil do consumidor, por uma análise do impacto dos impostos nacionais sobre o produto em diferentes mercados, o que permite fazer uma comparação da situação no Brasil em relação a outros países.
Em seguida, as tendências atuais do setor são identificadas e descritas, bem como os programas de incentivos nos mercados internacionais, acompanhada de projeções para o setor das bicicletas elétricas. Com base em toda esta análise, o relatório é concluído com as propostas da equipe de pesquisadores da Aliança Bike para o mercado brasileiro.
A principal conclusão é que, sendo a bicicleta elétrica um produto que gera tantas externalidades positivas, deveria contar com políticas e programas de incentivos fiscais no mínimo equivalentes aos oferecidos à bicicleta convencional, considerando-se o custo de mercado de ambos os produtos.
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*Sobre a Aliança Bike
Criada em 2003 e formalizada em 2009, a Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte, lazer e logística. A entidade conta com mais de 80 associados, desde empresas do setor produtivo da bicicleta - fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas -, até entidades sociais, organizadoras de eventos esportivos e empresas de mídia que promovem o uso de bicicleta.