Os governos em todo o mundo precisam urgentemente desestimular os transportes individuais e propiciar investimentos em sistemas eficientes e limpos de ônibus, além de redes metroferroviárias.
Esta é uma das conclusões do relatório Transport and Climate Change Global Status Report (Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global, em tradução livre), elaborado por 40 organizações internacionais que reúnem especialistas em transportes limpos e de baixo carbono.
Segundo o estudo, os carros de passeio são os grandes vilões da poluição, respondendo por 45% das emissões de CO2 – gás carbônico – dos transportes.
Em segundo lugar, surgem os caminhões, com 21% da poluição por CO2. Em seguida, os maiores poluidores dos transportes são os navios e aviões, com 11% das emissões cada.
Os ônibus e micro-ônibus representam apenas 5% da geração de CO2, número que pode ser menor ainda se houver mais frotas de modelos elétricos à bateria, trólebus, híbridos, gás natural e biometano, etanol, hidrogênio, entre outros com tração alternativa ao óleo diesel.
Triciclos e motocicletas emitiram globalmente 4% e os trens (em especial os cargueiros a diesel) respondem por 3% da poluição por CO2 nos transportes.