Definir a alternativa de transporte mais adequada a ser implantada em uma área requer um estudo das características de cada tipo de transporte público, das condições urbanas e do sistema viário onde ela será inserida. O grau de dificuldade de escolha está associado a avaliação simultânea de variáveis para um conjunto de investimentos em transportes. Devido à dificuldade existente em definir qual o tipo de transporte público é o ideal para ser estabelecido em certa área e em destinar recursos para a sua implantação, este estudo busca um procedimento de melhoria no processo de tomada de decisão em investimentos no transporte público.
Nesse sentido, o corredor da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, localizado na cidade do Recife, foi selecionado como objeto de estudo. Foram aplicados 25 questionários a técnicos e planejadores da área de transportes para chegar ao resultado final, a saber: capacidade (25,70%), espaço para implantação (24,20%), rapidez (16,53%), custo de operação e manutenção (15,78%), conforto (10,92%) e intrusão visual e poluição (6,87%). Com base nos critérios selecionados, as possíveis alternativas de priorização ao transporte público que possam ser implantadas na Avenida Norte também foram ranqueadas. Dentre elas, o metrô subterrâneo apresentou maior importância. Essa alternativa escolhida tem o potencial de melhorar a mobilidade urbana do corredor e da região e de atrair os usuários do transporte individual das regiões periféricas.