Priorizar o pedestre e o ciclista, valorizar o transporte público coletivo, racionalizar o uso dos automóveis, planejar as redes urbanas e e aliar tecnologia e sustentabilidade. Esses foram os eixos temáticos que nortearam o trabalho Smart Campus, projeto de mobilidade urbana e tecnologia, que a arquiteta e urbanista Maria Natália Paulino Araújo Alcântara, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu para o Câmpus Samambaia (UFG) em seu Trabalho de Conclusão de Curso.
O estudo - aqui publicado como resumo - teve como foco o Campus II, o maior da UFG e o mais afastado da cidade, considerado um polo gerador de viagens, por isso demandando estudos e análises sobre a mobilidade de seus usuários - mais de 16 mil pessoas, entre docentes, discentes e técnicos administrativos.
Foram elaborados mapas e maquetes digitais propondo espaços e equipamentos que facilitem a mobilidade dentro do campus, com alternativas ao pedestre, ao ciclista, aos passageiros de ônibus e do carro, com soluções que promovessem uma maior integração dos modos para a melhoria da mobilidade urbana na UFG.
Para ter acesso ao projeto completo, clicar nos seguintes links:
Caderno I parte teórica:
https://issuu.com/marianataliapaulinoaraujoalcantara/docs/maria_nat__lia_alc__ntara_-_tcc_201_d153ffbe930022
Caderno 2 projeto:
https://issuu.com/marianataliapaulinoaraujoalcantara/docs/maria_nat__lia_alc__ntara_-_tcc_201
Link do vídeo do projeto na publicação:
https://youtu.be/exJySCavgzE