Esta dissertação de Mestrado (Universidade Católica de Santos) adota como ponto de partida da análise a intrínseca relação existente entre Direito e Política, para assim completar o quadro de soluções com conceitos e sistemas propostos pela legislação vigente. A busca é por soluções que apresentem situações de ganho-ganho e que possibilitem o desenvolvimento sustentável do município.
Além disso, o presente trabalho apresenta dados, levantamentos e estratégias contidas em documentos públicos, como forma de embasar as soluções trazidas. Pontos positivos e negativos da política de mobilidade são aqui apresentados com imparcialidade, sem interferências político-partidárias ou pessoais em relação às escolhas políticas e de políticos do município.
Ao final, entre outras recomendações, está a de que o município apresente publicamente o Plano de Mobilidade Urbana o mais rapidamente possível e que o coloque em execução, também para agilizar o processo de conquista demonstrado em seus indicadores e metas. Recomenda-se que o plano seja realizado de forma democrática, analisando as reinvindicações da população.