"Boas condições para o pedestre" é um estudo baseado na compilação de textos que trazem análises de situações práticas onde se destacam as qualidades técnicas e tecnológicas do projeto, assim como de materiais utilizados nas áreas urbanas e que atendam às necessidades do pedestre.
Ao reunirem esta coleção de artigos, o arquiteto Héctor Machín Gil e o engenheiro Roberto Ghidini buscaram observar a maioria dos espaços por onde é possível se caminhar nas cidades, extraindo sempre dos textos a parte que se refere às melhores condições para o andar a pé, dentro do conceito de caminhabilidade, ou "walkability".
Foram selecionados exemplos referenciais, de várias partes do mundo, de elementos urbanos como ruas de pedestres, bulevares, passarelas, esteiras rolantes, elevadores, galerias e outros espaços livres como parques e áreas verdes das cidades. Principalmente, foram analisadas as calçadas, com base em estudos que relacionam as melhores características técnicas, paisagísticas e outras qualidades essenciais a um bom projeto deste tipo de via linear.
Em todos os casos, a proposta foi destacar as qualidades das "zonas peatonales", tendo em conta questões de acessibilidade, autonomia, sociabilidade e habitabilidade.
A abordagem do tema seguiu uma visão pessoal das experiências de ambos os autores, associada à seleção criteriosa de trabalhos de outros especialistas. O objetivo foi trazer subsídios para melhorar o desenho, aperfeiçoar normas e dotar de condições adequadas as áreas para pedestres.