A capital do país, Brasília, apresenta condições sofríveis aos usuários de bicicleta. A dependência motorizada ainda é altíssima e poucos atrativos são oferecidos a quem pretende usar a bicicleta como meio de transporte.
Faltam medidas educativas e de fiscalização, assim como uma política ampla de integração da bicicleta aos modos coletivos de transporte. Falta também medidas como a redução do limite de velocidade nas vias; criação de ciclofaixas de interligação das ciclovias; sinalização de alerta aos motoristas para a presença dos ciclistas.
A ciclovia da Asa Norte (W4/W5 Norte) é emblemática dessa situação de precariedade. Por isso, essa ciclovia foi destacada pelo ciclista e colaborador do Mobilize Brasil, Uirá Lourenço, para organizar este farto material sobre mobilidade saudável, incluindo extensa análise da ciclovia ao longo dessa ciclovia, com diagnóstico e propostas de melhorias no trajeto. Além disso, o trabalho intitulado “Análise da ciclovia (Asa Norte) e propostas de melhorias para a mobilidade por bicicleta no DF - - Diagnóstico ilustrado da ciclovia W4/W5 Norte” inclui leis sobre mobilidade urbana, artigos, notícias e vídeos.
Além dos dois arquivos que estão em anexo neste estudo, há ainda um arquivo de documentação em fotos, também de autoria de Uirá Lourenço, da situação de precariedade e insegurança vivenciada por ciclistas na ciclovia da asa norte (W4/W5).
Para ver as fotos da ciclovia W4/W5, acessar o link:
https://drive.google.com/file/d/0B3mRp_vAudp0SDBDMURMaWtMZlE/view