O pressuposto da pesquisa é que a cidade de Dourados traz condições favoráveis ao estabelecimento de um Plano Cicloviário, dentro do Plano de Mobilidade Urbana, para melhoria do transito, da saúde dos cidadãos e da sua economia.
E uma opção nesse sentido é a utilização da bicicleta como meio de transporte, promovendo uma mobilidade urbana sustentável na cidade de relevo praticamente plano. Para embasar a proposta da rede cicloviária, foi aplicado questionário à população, levantando dados como a demanda por esse modal. Também foi realizado um inventário da atual rede cicloviária o que permitiu identificar e analisar sua situação. Algumas estratégias foram recomendas, onde o Plano Diretor de Mobilidade Urbana obteve destaque como um dos instrumentos para um bom planejamento da mobilidade urbana de Dourados.
A conclusão é de que Dourados tem potencial e condição de servir à população com uma estrutura adequada para o uso de bicicletas, assim como incentivar seu uso introduzindo as soluções e estratégias apontadas.