A Dimensão Social e Tecnológica da Mobilidade Urbana

O texto a seguir foi originalmente apresentado por Ana Paula dos Santos Cunha Araújo na conclusão do Curso de Gestão da Mobilidade Urbana da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos)

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Autor: Ana Paula dos Santos Cunha Araújo e Eudes Santana

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2014

 

As bicicletas possuem características primordiais para a mobilidade sustentável. Sendo um veículo com tração humana, não gera poluentes e oferece qualidade de vida ao usuário.

 

No seu processo de fabricação, os insumos do petróleo na composição  são significativamente menores do que na fabricação de veículos automotores.

 

As "magrelas”, como são conhecidas, não carecem de grandes áreas, individualmente, para serem estacionadas: 75 cm de intervalo entre suportes tipo "U” invertido são suficientes para duas bicicletas. Esse detalhe favorece a mobilidade pois, quando paradas, elas não irão reter o trânsito dos demais veículos e pedestres.

 

Essa modalidade de meio de transporte apresenta-se como sustentável para os cidadãos que a utilizam para os deslocamentos por motivo de trabalho, estudo, lazer, entre outros. 


A integração da bicicleta com os demais modos de transporte coletivo, principalmente os de alta capacidade, a segurança viária, a implantação de rotas diretas nos deslocamentos, a coerência, o conforto e o percurso atrativo são os fatores determinantes para a escolha deste modo.




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