União Europeia acelera transição para ônibus zero emissões

Cidades de todo o continente avançam em metas de ônibus com zero emissões (ZE), elétricos ou com células de hidrogênio. Noruega, Dinamarca e Holanda adquiriram somente ônibus ZE em 2023

Elétricos são maioria em novos ônibus de cidades e

Elétricos são maioria em novos ônibus de cidades europeias

créditos: Transport Environment

Noruega, Eslovênia, Dinamarca e Países Baixos adquiriram 100% de novos ônibus urbanos com emissões zero (ZE) em 2023. São principalmente veículos elétricos, mas há também ônibus movidos com celulas de hidrogênio.


Os dados estão em um estudo recente (jun 2024) da organização europeia Transport & Environment, com informações sobre planos das principais cidades do continente para a transição do transporte coletivo para motorizações de baixas emissões. Conforme a pesquisa, pelo menos oito cidades planejam ter frotas  100% com zero emissões (ZE) até 2025, outras 19 estabeleceram a meta até 2030 e treze outras fixaram a meta de ônibus 100% ZE até 2035.


Esses objetivos não se limitam às capitais da Europa Ocidental. Cidades de 23 países têm metas, incluindo a República Tcheca, Polônia e Romênia. Ainda segundo o estudo, cidades regionais de vários países europeu estabeleceram metas mais elevadas ou mais precoces do que as capitais.


Saiba mais em  Transport & Environment


Veja também:
E-Bus Radar: ônibus elétricos na América Latina
Niobio, a promessa de mais eficiência e segurança a veículos
Anunciado pacote de R$ 10,6 bi para renovação de 5 mil ônibus

 

Outras Estatísticas*

Ver todas as estatísticas

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário