29 de maio de 2013
Editorial
Mais calçadas, mais caronas, menos carros
Andar é a forma mais simples, óbvia, econômica e saudável de transporte. Exatamente por isso, em 2012 o Mobilize realizou a Campanha Calçadas do Brasil.
 
A ideia era chamar a atenção da imprensa, autoridades e cidadãos para o estado lastimável dos passeios públicos no país. A campanha teve grande repercussão na mídia, mas infelizmente ainda não conseguiu mudar o panorama urbano para quem caminha pelas cidades.
 
O assunto é o tema do primeiro vídeo de uma série lançada nesta semana pelo Greenpeace Brasil, que vai abordar o planejamento da mobilidade urbana como forma de melhorar o ambiente nas cidades. O texto que acompanha o vídeo cita também o Estudo Calçadas do Brasil, que continua a ser a principal referência nacional sobre o assunto. Vamos acompanhar a série, que promete ser interessante, e comentar aqui, sempre que possível.
 
Nesta semana a imprensa também divulgou estudo sobre o possível impacto do pedágio urbano no trânsito em São Paulo. Segundo a pesquisa, a cobrança de cinco reais reduziria em 30% a circulação de veículos na cidade.
 
Lembramos de Londres, onde o pedágio não aboliu congestionamentos, e fomos ouvir o especialista Horácio Figueira sobre a proposta. O engenheiro acha que em São Paulo a medida teria fôlego curto, além de ser antidemocrática: "os ricos pagariam para poluir o ar que todos respiramos". Figueira propõe um rodízio que privilegie os carros compartilhados: "Nos horários de pico, das 6h às 11h e das 16h às 20h, somente poderiam circular pelas cidades os veículos com mais de duas pessoas", sugere.
 
Tal como Nova York, onde a secretária de Transportes Janette Sadik-Khan teve a coragem de reduzir pistas para carros e abrir espaços para pedestres, ônibus e bicicletas, São Paulo também deveria começar a fechar ruas e pistas, acredita Horácio Figueira. "Mesmo que São Paulo tenha mais 5 linhas de metrô e 400 km de corredores de ônibus, os motoristas não deixarão seus carros em casa enquanto houver qualquer informação sobre pista livre e local para estacionar. Daí, a solução é fechar ruas e estimular outras formas de transporte", conclui o engenheiro.
 
Um bom exemplo vem de Porto Alegre, onde a prefeitura está finalizando a construção de uma ciclovia na rua José do Patrocínio, local famoso pelo atropelamento de 17 ciclistas, em fevereiro de 2011. É um primeiro passo para uma talvez futura rede cicloviária na capital gaúcha.
 
Bom feriado a todos!
 
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
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Título do Evento: III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina
Data: 04/06/2013 à 07/06/2013
Local: Belo Horizonte - Belo Horizonte-MG
Resumo: Promovendo o intercâmbio de conhecimento para a criação de melhores práticas de gestão e operação, para um Transporte Público Urbano de Alta Qualidade para Todos
Título do Evento: Seminário Mobilidade Sobre Trilhos: Projetos e Obras
Data: 05/06/2013
Local: Sala Oiti, Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo-SP
Resumo: Com inscrições gratuitas, o evento terá palestras com grandes nomes do setor que apresentarão os projetos e obras na área de transportes sobre trilhos
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