29 de junho de 2016
Editorial

Todos os assentos são preferenciais
No trem, no busão, no elevador, ofereça seu lugar a quem precisa


Dados do IBGE indicam a existência de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência física. Considerando que cerca de 30 milhões dessas pessoas vivem em cidades, e somando os milhões de idosos do país, é espantoso que as ruas, calçadas e sistemas de transportes públicos sejam tão mal adaptados a quem se desloca em cadeiras de rodas, com muletas ou bengalas.

Há duas semanas, depois de receber várias observações de leitores e parceiros sobre problemas de acessibilidade nos transportes, fomos a campo com Raquel Paoliello, do blog Acessibilidade Sobre Rodas, para avaliar as condições da Estação Pinheiros, uma das mais importantes conexões da mobilidade urbana de São Paulo. Ali se integram a Linha 4 Amarela do metrô e a Linha 9 Esmeralda da CPTM, que por sua vez dá acesso à Linha 5 Lilás e também à Linha 8 Diamante. O sistema é, ao menos teoricamente, acessível, com rampas, sinalização podotátil, elevadores e até banheiro adaptado. E mesmo os ônibus, que atendem ao terminal anexo, têm piso baixo e pontos para cadeiras de rodas. 

Mas há dois problemas que infernizam a vida das pessoas com deficiência. Um é a superlotação dos trens, que chega a dez pessoas por metro quadrado. O segundo é a dificuldade de entrar nos elevadores de acessibilidade, que estão sempre lotados, frequentemente por pessoas jovens, sem qualquer problema de locomoção. E aqui chegamos à palavra-chave "educação". Recentemente algumas cidades, como Fortaleza (CE), Santos, Taubaté e São José dos Campos, estas em São Paulo, decidiram considerar todos os assentos do transporte público como preferenciais. Ou seja, pessoas com deficiência, idosos, mulheres grávidas e pais com crianças sempre terão prioridade. Boa ideia, que nos reporta aos anos 1960, quando tudo funcionava exatamente assim.

Falando em crianças, Irene Quintáns, do Passos e Espaços, destaca o potencial de aprendizado escondido sob o chão das cidades, nas redes de água, telefonia, esgotos, águas pluviais, eletricidade e tantas coisas mais que estão sob os pés dos urbanóides de todas as idades. Saia com seu filho, seu sobrinho, e aproveite para explorar as tampas que escondem essa rede misteriosa no subsolo. É uma boa brincadeira, garante Irene, caminhante convicta. 

 

A propósito, amanhã, sexta-feira, 1º de julho, é dia de ir a pé para o trabalho. A proposta nasceu de uma iniciativa do coletivo CorridaAmiga com apoio de várias organizações que lutam e trabalham pela mobilidade urbana sustentável. O Mobilize apóia e também vai a pé. Convide seus familiares e amigos, e caminhe. Vá #APeAoTrabalho! #Mobilize-se!
 

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
1º de Julho é o Dia de ir #APéAoTrabalho
Cidades da América Latina vivem boom no uso de seus espaços públicos
Diga aos candidatos o que você quer para sua cidade!
"Modelo de urbanização das cidades precisa mudar"
Metrô de Buenos Aires tem projeto para três novas linhas
Opinião: Quem são os reais invasores do espaço público
Aprenda com as formigas a planejar cidades para pessoas
SP: Corredor da Berrini terá cruzamento de ônibus com ciclovia
Maioria aprova faixas exclusivas para ônibus em SP, aponta Ibope
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Apoie o Mobilize!

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Passos e Espaços
as cidades escondidas
Palavra de Especialista
Carros menos poluentes
Estudos
Bicicleta
Mobilidade por Bicicletas e Rede Cicloviária da Cidade de SP - Relatório ITDP
Galeria de Fotos
Políticas Públicas
Escadaria é requalificada no Jardim Ângela, em SP
Mapas
Bicicleta
Mapa da Rede Cicloviária de Porto Alegre (RS)
EVENTOS
Título do Evento: 1ª Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re)
Data: 09/07/2016 à 10/07/2016
Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Recife-PE
Resumo: Nos dias 9 e 10 de julho, no Centro de Ensino e Graduação (CEGOE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), organizações sociais promovem a I Conferência Livre de Mobilidade do Recife (Colmob.re)
Título do Evento: 70º Prova Ciclística 9 de Julho (SP)
Data: 09/07/2016
Local: Portão do Jockey Club (Av. Lineu de Paula Machado) - Morumbi - SP - São Paulo-SP
Resumo: A Prova Ciclística 9 de Julho é uma competição de ciclismo disputada em um único dia, na cidade de São Paulo. A largada será no Portão do Jockey Club (Av. Lineu de Paula Machado), às 6h45
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS