Ricky Ribeiro perdeu os movimentos, mas quer ver todo mundo chacoalhando o esqueleto
O Mobilize Brasil e seu diretor Ricky Ribeiro foram destaque do programa Como Será, da TV Globo, no último sábado (14). A matéria foi conduzida pela repórter Júlia Bandeira, que entrevistou Cristina Ribeiro, mãe de Ricky e também diretora do Mobilize Brasil, o administrador Luiz Covo, ex-colega de Ricky na faculdade, além deste editor do portal.
Mas quem mais "falou" e cativou o público durante todo o tempo da reportagem foi o próprio criador do Mobilize, usando seus olhos, a tecnologia e a voz artificial do computador. No vídeo é possível conhecer um pouco da história do menino que desejava fazer um "bem público", que cursou administração e depois foi completar sua formação em Barcelona, na Espanha. A reportagem também abordou - com extrema sensibilidade - a doença (Esclerose Lateral Amiotrófica) que roubou os movimentos e a fala do jovem, que mesmo assim segue colecionando amigos mundo afora.
Ricky é um entusiasta da mobilidade ativa e criou o Mobilize justamente para estimular o caminhar, a bicicleta e o uso do transporte público, que infelizmente "anda mal das pernas" aqui no Brasil. Basta lembrar que menos de 10% das cidades que deveriam preparar planos de mobilidade - como prevê a Lei 12.587 - o fizeram no prazo previsto, o que levou o Ministério das Cidades a realizar cursos de capacitação para os técnicos das prefeituras. Mais ainda: um estudo do BNDES calcula em 230 bilhões de reais (cerca de 5% do PIB) o investimento que o país terá que fazer para destravar a circulação nas cidades brasileiras.
O número não parece tão grande se comparado ao valor - 140 a 160 bilhões de reais - da licitação de transportes lançada pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 20 anos. Como o assunto é polêmico e pode servir de referência para outras cidades do país, fomos entrevistar o secretário Jilmar Tatto, responsável pela Secretaria Municipal de Transportes da capital paulista. Foi uma conversa longa, que passou por ciclovias, calçadas, ônibus, bondes e transporte de cargas. Vamos publicá-la em partes, começando pelo edital de concessão dos ônibus.
A propósito, na próxima semana (25 a 28) São Paulo sediará o Cidades a Pé, talvez o primeiro seminário no mundo sobre caminhabilidade, que terá a presença de militantes e especialistas das Américas e Europa. É imperdível, mas se você quer ter uma "provinha" das discussões que teremos por aqui leia os textos de Meli Malatesta e do blog Cidade Ativa.
Gostou? Apareça, mas vá a pé!
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil