27 de agosto de 2015
Editorial
Isto é uma passarela?

Passagem de pedestres em Salvador

 

Antes de mais nada, um lembrete importante: nesta semana estamos retomando a Campanha Parceiro Contribuinte, alternativa que encontramos para financiar a renovação do Estudo Mobilize e a atualização da seção Acompanhe a Mobilidade, entre outros projetos que temos para os próximos doze meses. Acesse a área de doações e contribua. Se puder, compartilhe a campanha com seus amigos.

De Salvador recebemos as imagens e o artigo assinado pelo arquiteto Henrique Oliveira de Azevedo (blog Rua de Gente), que destaca um problema comum a várias cidades do país: as passarelas de pedestres, quase sempre mal conservadas, sujas, escuras ou absolutamente congestionadas, como é o caso da passarela do Iguatemi, que liga o Shopping ao Terminal Rodoviário da cidade (foto).

Lá na capital baiana repetiu-se o velho erro de construir avenidas larguíssimas sem prever pontos seguros de travessia aos pedestres. Daí, como remendo, surgem as passarelas. Cabe aqui a questão reiterada mil vezes pela especialista Meli Malatesta: Não seria mais justo rebaixar a pista de automóveis nesses pontos e deixar largas faixas de travessia de pedestres ao nível das calçadas? Apenas para lembrar, em 2014 Salvador registrou 1.690 atropelamentos, com 89 mortes de pedestres.

No Rio de Janeiro, a novidade é o estudo da Firjan sobre o potencial ainda não explorado do transporte em barcos urbanos. Segundo a pesquisa, seria possível fazer 14 novas linhas aquaviárias na Região Metropolitana do Rio, as quais poderiam absorver 272 mil viagens diárias e tirar cerca de 100 mil carros das vias.

O número ganha maior relevância com a informação recente de que 53% dos cariocas moram a mais de um quilômetro de distância de estações do metrô, trem ou do BRT, o que faz muita gente preferir usar carros ou motos. Barcos - e bicicletas - poderiam fazer pontes muito eficientes no trajeto casa-trabalho-escola-casa, com economias de recursos na ordem de bilhões de reais.

Em São Paulo, o governo do estado anunciou um recuo no programa de parcerias-público-privadas, o que vai provocar a paralisação ou atraso de uma série de obras de mobilidade, incluindo metrô, trens urbanos e monotrilhos. Segundo o governo as obras serão "readequadas e atualizadas", mas sem prazo de execução. Pobre paulista :-(

Mais a oeste, Cuiabá anunciou que lançará novo edital para os transportes públicos em setembro próximo, com ou sem a obra do VLT, que está paralisada por questionamentos judiciais. Apesar das ressalvas, a novidade merece ser comemorada porque a capital mato-grossense opera uma frota de ônibus velhos e sem ar condicionado, detalhe que faz enorme diferença no clima tórrido da cidade.

Agora, vamos à Europa. Na próxima semana estrearemos uma série de textos assinados por Sílvia Cruz e Marijke Vermander. Elas percorrerão 215 km na Dinamarca somente com meios ativos. Sílvia vai correndo, Mari vai de bike, como forma de apoio à colega brasileira. Fotos e memórias da viagem serão publicadas no blog Mobilize Europa.

Ainda da Europa, vem a notícia de que Paris vai ficar quase sem carros durante todo o dia 27 de setembro, como forma de marcar a Semana de Mobilidade Urbana. Será que teremos algo parecido aqui nas cidades brasileiras?

Antes que você responda, uma dica: nesta terça-feira, 1º de setembro, às 19h30, o Mobilize participará de um dos encontros do projeto Inquietações_SP, aqui em São Paulo, uma iniciativa que pretende estimular as pessoas a olhar e discutir suas cidades. Assista à transmissão ao vivo pelo canal Youtube Space.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
Notícias
Mobilize lança Campanha Parceiro Contribuinte 2015-2016
Pela Dinamarca, de Stege até Copenhague de bike, patins e a pé
Estreita, lotada, insegura... Assim é a passarela do Iguatemi, em Salvador
Edifícios residenciais e comerciais inauguram serviço de bicicleta compartilhada em SP
Cidadeapé publica carta aberta sobre atropelamentos em SP
Mobilize assina carta-convite a Haddad: Vamos a pé, prefeito?
Ação de trânsito seguro leva "clowns" a semáforos de 10 cidades de SP
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte

Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Galeria de fotos
Bicicleta
Ciclovia da Av. Bernardino de Campos, em SP
Destaques
Políticas Públicas
Insatisfação com transporte público cresce em São Paulo, diz pesquisa
Políticas Públicas
Nos próximos quatro dias, usuários e especialistas vão debater o uso de biciclet
EVENTOS
Título do Evento: Encontros #INQUIETACOES_SP
Data: 01/09/2015 à 08/09/2015
Local: Rua Solon, 121 - Bom Retiro - SP - São Paulo-SP
Resumo: Em parceria com o YouTube Space, o Arq.Futuro e a Academia de Filmes organizam os Encontros #INQUIETACOES_SP. Artistas, arquitetos, gestores públicos e privados falam sobre o que os inquieta na cidade. Mobilize participa deste evento.
Título do Evento: Congresso Internacional Cidades & Transportes
Data: 10/09/2015 à 11/09/2015
Local: Cidade das Artes, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro-RJ
Resumo: Casos de sucesso replicáveis, soluções para cidades que desejam inovar. Especialistas de todos os continentes unidos no debate por cidades mais humanas.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS