26 de junho de 2015
Editorial
Cidades não são rodovias

Um congresso de transportes e trânsito discute calçadas e faixas de pedestres. Na mesma semana uma ciclovia é inaugurada na av. Paulista, em São Paulo. Sinais inequívocos de que as coisas estão mudando nas cidades brasileiras

Especialistas em transportes e mobilidade urbana de todo o país estiveram reunidos em Santos (SP), para o 20º Congresso Nacional de Transportes e Trânsito, evento bienal organizado pela ANTP entre os dias 23 e 25 de junho. O congresso abordou praticamente tudo o que se pratica em mobilidade urbana no país, sobre pneus ou trilhos, incluindo modelos para cálculo de demandas, e novas tecnologias de integração.

Um diferencial deste 20º Congresso foi a presença de discussões sobre o modo de transporte a pé, graças ao trabalho da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade, grupo dirigido pela arquiteta Meli Malatesta, gestora do blog Pé de Igualdade aqui do Mobilize Brasil. Assim, pela primeira vez no Brasil, um congresso de transportes e trânsito discutiu temas como a largura e qualidade das calçadas, ou a sinalização e o tempo de travessia para pedestres.

Saltou à vista, também, o grande número de trabalhos e debates sobre ciclovias, sistemas de bicicletas públicas e relatos sobre a integração de bikes com outros modos de transporte, não apenas nas capitais, mas sobretudo nas pequenas e médias cidades brasileiras, como Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, que já foram completamente cicláveis, mas foram cedendo espaço ao automóvel, como lembra o artigo de Ivana Ebel, uma catarinense que redescobriu o hábito de pedalar ao chegar em Berlim, na Alemanha. “Em quase sete anos por aqui, nunca conheci uma pessoa que não tivesse bicicleta”, diz a brasileira, que rememora no texto a paisagem ciclística de sua infância, em Blumenau.

Sim, os europeus usam bicicletas, embora tenham mais carros do que os brasileiros, e a razão é simples: os transportes são muito bem integrados, permitindo trocas de modos - do caminhar ao trem interurbano - com muita facilidade, tal como relata nosso colaborador Yuriê César, em seu artigo Deslocamentos de um viajante, dos aeroportos aos centros urbanos. Em cidades como Paris, Amsterdã e Copenhague há terminais ferroviários nos próprios aeródromos, com rápida conexão para os centros das cidades ou outras localidades. Já no Brasil, o traslado entre aeroportos e cidades pode consumir de uma a três horas de viagem. De carro, ou ônibus.

Mas também temos boas notícias. Neste final de semana, a avenida Paulista, uma das vias mais conhecidas do país, será aberta ao tráfego de ciclistas e pedestres para a festa de inauguração da ciclovia que agora marca seu eixo central. A festa, com crianças, jovens e idosos ocupando a grande avenida, sinaliza uma mudança importante na condução das políticas públicas do Brasil. Afinal, cidades não são rodovias.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Neste domingo, a Avenida Paulista será nossa!
Deslocamentos de um viajante, dos aeroportos aos centros urbanos
Soluções inteligentes para velhos problemas de mobilidade
Nunca conheci um alemão sem bicicleta...
Associação pela Mobilidade a Pé em SP divulga carta de apoio às ciclovias
Os 10 maiores sistemas de metrô do mundo
Londres ganha faixa de pedestres, ônibus, taxi e trem do metrô com o arco-íris
Bicicleta ganha espaço nas ruas da América Latina
VLT de Santos (SP) funcionará integrado ao ônibus a partir de dezembro
Campanhas
Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Estudos
Bicicleta
Análise da ciclovia (Asa Norte) e propostas de melhorias para a mobilidade por b
Bicicleta
Copenhagen Bicycle Account 2014
EVENTOS
Título do Evento: Desafio São Paulo de Mobilidade - Innovate Mobility Challenge
Data: 05/06/2015 à 08/09/2015
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Estão abertas as inscrições, até 8 de setembro, para o Desafio SP de Mobilidade, para a criação de aplicativos que facilitem a integração no uso de carros e transporte público nessa cidade. Vencedores serão anunciados no dia 7 de outubro.
Título do Evento: A Paulista é Nossa
Data: 28/06/2015
Local: Avenida Paulista, São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: No dia da inauguração da ciclovia da Paulista, a avenida ficará aberta para pessoas e o tráfego de veículos será proibido. Venha experimentar uma Paulista sem carros, com mais pessoas e mais vida. Traga sua família, seus amigos e divirta-se.
Título do Evento: Inauguração da Ciclovia da Paulista
Data: 28/06/2015
Local: Avenida Paulista, São Paulo, SP - São Paulo-SP
Resumo: A inauguração da ciclovia da avenida cartão postal da cidade de São Paulo acontece no dia 28 de junho de 2015. Na data a avenida será aberta para as pessoas e fechada para o trânsito de automóveis. Compareça e leve sua família, amigos e pets
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS