21 de maio de 2015
Editorial
Pedestres atropelados

Experimente pesquisar o assunto na internet. A cada semana, são dezenas de notícias sobre acidentes envolvendo pedestres em todas as regiões do Brasil, a maioria resultando em mortes ou lesões permanentes

Em 2014 quase oito mil pedestres foram mortos em atropelamentos no Brasil. Os dados são do Dpvat, e resultam em uma média de 43 mortes de pedestres por dia. Outros quase 116 mil sobreviveram, mas ficaram com lesões permanentes, de acordo com o relatório do seguro.

Para além das estatísticas, são vidas perdidas, como a do arquiteto Joaquim Guedes, atropelado e morto em 2008, quando era presidente do IAB/SP. Ou da avó de 70 anos, atingida por uma motocicleta na cidade de Coxim-MS, na última segunda-feira. Ou ainda, a adolescente, filha de um amigo, morta por uma motocicleta quando terminava de cruzar a faixa de pedestres, em São Paulo. Notícias semelhantes repetem-se em Blumenau (SC), São Carlos (SP), Goiânia (GO), São Bernardo (SP), Juiz de Fora (MG) etc. Tudo em uma semana apenas.

Não por acaso, nesta semana publicamos o precioso artigo de Meli Malatesta, que aborda o assunto sob uma ótica paulistana, mas nem por isso desfocada do que vemos em outras cidades.

O artigo comenta o relatório da CET - Companhia de Engenharia de Tráfego (2014), divulgado no início do mês, do qual a imprensa pinçou apenas um dado (sobre ciclistas) e  desprezou as duas informações principais, sobre pedestre e motociclistas.

No texto, Meli aponta algumas ações que podem melhorar o quadro de mortalidade na capital paulista, entre elas campanhas de educação no trânsito. Mas, alerta: nada disso vai adiantar se não houver providências concretas de mudanças na infraestrutura, além de maior fiscalização nas ruas e avenidas.  

O artigo compara, ainda, a situação de São Paulo com a de Nova York e mostra que aqui se mata mais do que o triplo daquilo que os novaiorquinos consideram "uma vergonha".  São cerca de 150 mortes/ano contra mais de 500 em SP. Em São Paulo, desde 2005, o número de mortes de fato vem caindo, em cerca de 6%, apesar do aumento da frota de veículos. Mas lá em NY a prefeitura foi mais longe e iniciou a campanha "Vision Zero", que busca reduzir e talvez zerar essa triste estatística.

Também destacamos o dossiê realizado pelo ativista Uirá Lourenço, de Brasília, que reuniu centenas de imagens sobre a chamada Linha Verde do DF para provar que pedestres (e ciclistas) não têm vez na capital federal. O documento foi entregue formalmente (protocolado) ao governador do Distrito Federal, ao secretário de Mobilidade e ao diretor geral do DER.

Meli e Uirá observam o óbvio e propõem medidas simples, de custo bem mais baixo do que a construção de túneis e viadutos. Mas que podem contribuir para que as pessoas voltem a fazer a pé ou de bicicleta os pequenos trajetos até o mercado, a academia, a escola dos filhos ou ao terminal de transportes. E deixem o carro descansar um pouco.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

 

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EVENTOS
Título do Evento: Encuentro Internacional de Mejores Prácticas y 1º Taller SIBRT
Data: 21/05/2015 à 22/05/2015
Local: Cartagena de Indias, Colombia - Cartagena de Indias
Resumo: Organizados por MUSAL-SIBRT, la Alcaldía de Cartagena de Indias Distrito Turístico y TRANSCARIBE S.A., los eventos se llevarán a cabo en la ciudad de Cartagena de Indias, Colombia, los días 21 y 22 de mayo de 2015.
Título do Evento: Startup Weekend Mobilidade Urbana
Data: 29/05/2015 à 31/05/2015
Local: MobiLab - Laboratório de Mobilidade, Rua Boa Vista, 136, São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Nos dias 29, 30 e 31 de maio, São Paulo recebe um evento global, chamado Startup Weekend Mobilidade Urbana, que tem como objetivo planejar e desenvolver negócios voltados para os desafios de mobilidade em grandes cidades
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
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