09 de abril de 2015
Editorial
Bem além das ciclovias

Publicamos nesta semana dois gráficos produzidos por Ricky Ribeiro e Yuriê Cesar que mostram problemas e pequenas evoluções na mobilidade urbana em cidades brasileiras.

Um deles compara o número de mortes no trânsito em Nova York e São Paulo. São duas metrópoles que reúnem, respectivamente, 8,3 e 12 milhões de pessoas, mas que ostentam números bem diferentes de acidentes fatais. Ambas têm feito esforços para acalmar o trânsito e abrir espaço para o transporte coletivo e as formas leves de mobilidade - caminhar e pedalar -, mas São Paulo ainda amarga a média de 9,6 mortes no trânsito a cada cem mil habitantes.

Mortes no trânsito - Comparação São Paulo e Nova Y

Em NY, a média de mortes está em 3,3 por 100 mil habitantes, cifra que deve cair bastante com a campanha "Vision Zero", iniciada no ano passado com o objetivo de zerar as perdas de vidas em acidentes com veículos, bikes e pedestres. Vale lembrar que a média brasileira é bem vergonhosa: são 22,6 mortes por 100 mil habitantes.

O segundo gráfico compara a evolução da implantação de ciclovias em algumas capitais do país em março/abril de 2015. São números absolutos e o ranking poderia mudar muito se comparássemos os quilômetros de ciclovias com a extensão total de vias em cada cidade. Infelizmente, essa informação não está disponível em todas as prefeituras. De qualquer forma, há uma tendência forte em favor das bicicletas, triciclos, skates, patins e outros carrinhos sobre rodas, todos movidos na base do arroz com feijão.

 
Estrutura cicloviária em cidades do Brasil (km)

No gráfico, Brasília aparece na ponta, com 440 km, mas o número esconde uma série de problemas denunciados no artigo de Uirá Lourenço, ativista dos direitos de ciclistas e pedestres. Como medida prática, Uirá recomenda campanhas de educação, de forma a criar uma cultura de civilidade no trânsito. E cita um dado que fala por si: entre 2012 e 2014, o Detran-DF destinou a campanhas educativas apenas 3,5% dos R$ 356,9 milhões arrecadados com multas.

Por fim, o artigo lembra que os pedestres também seguem à míngua no Distrito Federal, mesmo na região central de Brasília, onde as calçadas continuam esburacadas, longe dos olhos das autoridades, que passam alheias, em reluzentes carros pretos. A imagem cabe bem no cenário de qualquer cidade do Brasil.

Para concluir, um alerta: não adianta construir ciclovias apenas. É preciso conectá-las entre si e ligar essa rede aos terminais de metrô, trens e ônibus, que obviamente precisam ter bicicletários.

Anote: Amanhã, 10 de abril, o Mobilize participa do I Fórum AHPAS de Mobilidade e Saúde, que vai discutir soluções de transporte urbano para pessoas com mobilidade reduzida. O encontro acontece em São Paulo e as inscrições podem ser feitas no link www.ahpas.org.br/mobilidadeesaude/


Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil 

Notícias
"Precisamos ir além da mera construção de ciclovias"
Brasil terá ônibus elétricos com "DNA" chinês
Caixa Econômica libera R$ 110 milhões para obras do metrô de Salvador
Metrôs e trens: demanda cresce 10%, mas redes aumentam apenas 1%
Uma ponte exclusiva para o transporte sustentável
Pesquisa #BHPedala quer conhecer melhor o ciclista mineiro
Como os dinamarqueses desenvolveram sua cultura do ciclismo
Prefeitura do Rio lança Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Enquete
Como está o Plano Diretor de Mobilidade em sua cidade?
Campanhas
Participe
Seja um parceiro contribuinte!

Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!
Estudos
Ônibus
O sistema de transporte público coletivo de passageiros por ônibus: uma análise
Políticas Públicas
Novos radares e velhos hábitos no Distrito Federal
Blog
Pé de Igualdade
Manifesto do PÉ DE IGUALDADE a partir da comparação do número de vítimas de acid
EVENTOS
Título do Evento: INSPIRA São Paulo
Data: 09/04/2015
Local: Museu da Casa Brasileira - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo-SP
Resumo: O que faço pela cidade que quero? Série de debates sobre saúde e urbanidade acontece durante a Virada da Saúde. A 1a edição do Inspira São Paulo está programada para o dia 09 de abril, às 18h30, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo
Título do Evento: I Fórum AHPAS de Mobilidade e Saúde
Data: 10/04/2015
Local: Itaú Cultural, Av. Paulista, 149 - São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Evento discutirá o desafio do transporte de pacientes e pessoas com mobilidade reduzida para o tratamento em unidades de saúde.
Título do Evento: Formação de Agentes Socioambientais Urbanos
Data: 14/04/2015 à 21/07/2015
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera, Portão 7A - São Paulo-SP
Resumo: A formação de Agentes Socioambientais Urbanos, do Programa Carta da Terra em Ação da UMAPAZ visa formar agentes engajados com a transformação da cidade buscando construir uma cidade sustentável e educadora
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS