Brasileiro ignora seus próprios limites. E mata, ou morre
Mural da GaleRio em estação do metrô carioca (Foto: Ricardo Cassiano| Fotos Públicas)
O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes provocadas por acidentes de trânsito. São cerca de 45 mil pessoas que perdem a vida a cada ano, o que resulta na taxa anual de 22,5 mortes por 100 mil habitantes. Como comparação, no Reino Unido a cifra gira em torno de 3 mortes por 100 mil habitantes. A estatística - vergonhosa - já é bem conhecida, mas não suas causas, como revela artigo assinado pelo médico Roberto Douglas, diretor da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, que nesta semana passa a colaborar com o Mobilize Brasil.
Em seu texto, o especialista alerta para o problema da baixa consciência de risco que os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas têm ao circular pelas ruas do país. Daí, certa irreverência quando se discutem fatores como álcool, drogas, uso do celular e excesso de velocidade. Enfim, ignorante de seus limites, o brasileiro se sente muito autoconfiante. E mata, ou morre.
Daí nosso aplauso à criação da primeira Zona 30 na cidade de Florianópolis, uma resposta da prefeitura à campanha iniciada pela Rede Vida no Trânsito há cerca de um mês.
Autoridades de Floripa explicam que a implantação do projeto Zona 30 também exige nova sinalização, "para que os condutores saibam que estão entrando em área de baixa velocidade, além de uma campanha de conscientização". O que se busca é uma certa cumplicidade social para o compartilhamento sadio dos espaços urbanos, entre carros, caminhões, ônibus, motos, pedestres, cadeirantes, ciclistas, skatistas e carrinhos de carga.
De qualquer forma, sinalização é mesmo fundamental, como afirma o engenheiro Frederico Viebig, em entrevista ao Mobilize, na qual defende os sinais - luminosos, sonoros e táteis - para atender aos 48 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência física. Ou intelectual.
Aliviar o acelerador também é uma ação positiva para reduzir as emissões de poluentes, como mostrou o relatório divulgado nesta semana pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O documento revela que as emissões de gases do Brasil voltaram a aumentar e cresceram 7,8% e 2013, passando de 1,5 bilhão de toneladas de CO2. Mais ainda, o relatório comprova que 80% da emissões do transporte de passageiros são geradas pelos automóveis, em geral ocupados por apenas uma pessoa. Pense nisso antes de ligar seu carro pela manhã.
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil