Conheça as leis e exija a sinalização em sua cidade
Você sabia que são direitos do usuário do transporte público, estabelecidos pela Lei de Mobilidade Urbana (12.581/2012), participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade? Mas não é só, a Lei de Mobilidade ainda determina que o usuário deve ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.
Está definido no artigo 72 do Código de Trânsito Brasileiro que todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao Código. Por outro lado, o artigo 73 diz que cabe aos órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema, analisar as solicitações e respondê-las por escrito, dentro de prazos mínimos, esclarecendo ou justificando a análise feita, e se pertinente informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.
Ou seja, se você quer reclamar de problemas nas calçadas; da falta de sinalização; do tempo semafórico insuficiente para a travessia; da necessidade de uma ciclovia; do ônibus atrasado ou de qualquer problema que dificulta a nossa mobilidade, ao invés de esquentar o ouvido de quem está ao seu lado, saiba que os órgãos públicos tem a obrigação de te escutar.
Infelizmente, em geral os órgãos públicos e privados que cuidam destes problemas não destacam um efetivo suficiente para identificá-los e corrigi-los, em especial nos grandes centros. Se queremos ajudar a construir cidades mais humanas, com condições dignas de mobilidade, é nosso dever como cidadãos cobrar dos órgãos competentes as melhorias que julgamos necessárias. Todos nós sabemos que reclamar para os céus não contribui em nada na transformação da sociedade, mas a quem então devemos dirigir estas reclamações?
As prefeituras e os diversos órgãos responsáveis para cada assunto disponibilizam canais de comunicação aos munícipes para registro de solicitações e reclamações por meio de telefones, sites e redes sociais. Quando a queixa é registrada o munícipe recebe um número de protocolo para acompanhamento do pedido. Se na sua cidade não houver estes canais sua reclamação poderá ser feita por meio de carta registrada para a prefeitura ou órgão responsável com a finalidade de documentar o pedido e possibilitar seu acompanhamento.
É importante saber o que e como pedir e para quem encaminhar seu pedido. Por exemplo: a sinalização viária é definida pelo Código de Trânsito Brasileiro, legislação federal, válida para todo o território nacional. Assim obedece a padrões definidos por resoluções pré-estabelecidas. O setor responsável pela sua implantação e manutenção é o órgão que cuida do trânsito do local para onde você está fazendo seu pedido: uma rua da sua cidade ou uma rodovia.
A implantação e manutenção de infraestruturas de circulação como calçadas e ciclovias são de responsabilidade da secretaria ou departamento de obras das prefeituras, administrações regionais ou subprefeituras, assim como os elementos de acessibilidade universal como rebaixamentos de calçadas, pisos podotáteis, pisos direcionais. Eles também são obrigatórios por lei federal. No caso de rodovias, as solicitações deverão ser encaminhadas para o órgão responsável por elas.
Portanto se algo não vai bem na sua cidade, Sinalize, aponte os problemas para os responsáveis e cobre deles a solução! Com este tipo de atitude você estará contribuindo para melhorar a vida de todos.
Leia mais:
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As bicicletas na legislação brasileira
Veja onde reclamar
Consulte seu município no site do Denatran: www.denatran.gov.br
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Órgão
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Site
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Canal para Solicitação
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Observação
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Belo Horizonte (MG)
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BH Trans – Empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte – Prefeitura de Belo Horizonte
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Link
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Cadastro no site informando problema e logradouro
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Brasília (DF)
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Secretaria de Estado de Transporte do Distrito Federal
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Link
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Secretaria do Estado de Transportes do Distrito Federal - STDF Anexo do Palácio do Buriti - 15º andar - CEP: 70.075-900 Telefone: (61) 3441-3466 | E-mail
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Por telefone, pessoalmente ou por e-mail
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Cuiabá (MT)
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Secretaria de Transito e Transporte Urbano
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Ouvidoria Geral
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Telefone da secretaria de trânsito (65) 3315-4200
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Reclamação via formulário na página da ouvidoria ou contato telefônico diretamente na secretaria de transportes
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Curitiba (PR)
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Secretaria Municipal de Trânsito
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Link
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As solicitações quanto à sinalização viária horizontal, vertical, implantação de redutor de velocidade, alteração de sentido de circulação e definição de via preferencial podem ser feitas através do Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Trânsito na Rua Benjamin Constant, 157 em dias úteis, das 8:30h às 17h, ou pela Central 156.
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Documentos necessários: Na SETRAN (Protocolo Geral): solicitação escrita com indicação precisa do local para onde está sendo solicitado o serviço. Telefone: Central 156
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Fortaleza (CE)
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Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania
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Link
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Ouvidoria - Reclamações, elogios e esclarecimentos gerais: (85) 3246-0930, das 8 às 12h e 14 às 18h, dias úteis
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Também pode ser feito cadastro no site informando o logradouro e a ocorrência
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Manaus (AM)
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Manaustrans - Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito
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Link
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Contato através de formulário fale conosco –por e-mail, correspondência ou telefone Avenida Tefé, 850 – bairro Japiim I CEP: 69078-000 Telefone: 0800 092 1199
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Por e-mail, carta, telefone ou formulário:
http://www.detran.am.gov.br/index.php?area=contato
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Natal (RN)
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Secretaria de Meio Ambiente e urbanismo
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Link
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Horário de Atendimento da Ouvidoria: de Segunda a Sexta das 08:00 as 14:00, exceto feriados. E-mail ou telefone : 3232-6748 e 3232-6389
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Por e-mail ou telefone
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Porto Alegre (RS)
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Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
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Link
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Por telefone, disque o numero 156 e tecle a opção 1; pela internet clique no link e preencha formulário; Para reclamações referentes a trânsito e transporte, protocole o seu pedido no Atendimento ao Cidadão da EPTC, Av. Erico Verissimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
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Por telefone, internet ou pessoalmente
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Recife (PE)
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Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano
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Link
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Preencher o formulário disponível no site e depois entrar em contato com a secretaria. Endereço: 12º andar – Prefeitura do Recife -Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE CEP: 50030-903 Fone: (81) 3355.8123
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Rio de Janeiro (RJ)
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Secretaria Municipal de Transportes
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Não há contato direto com a secretaria, é necessário fazer a reclamação diretamente na ouvidoria
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Salvador (BA)
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Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte
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Link
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Rua Agnelo de Brito, 201 - Federação CEP: 40.245-210 | Telefone: 2105-2900/2902
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Contato pessoalmente ou pelo telefone da secretaria
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São Paulo (SP)
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Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
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Link
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Por meio de formulário online no link ou por telefone, no serviço 1188
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