Continuando meu post anterior, já que ainda há muito o que falar sobre como a Mobilidade a Pé é tratada pelos planejadores e técnicos urbanos na hora de se definir a divisão do espaço e do tempo de nossas vias, independentemente das óbvias considerações sobre como o pedestre é ignorado pelos demais usuários da […]
Caminhar nas ruas das cidades nos obriga a enfrentarmos diariamente várias travessias em cruzamentos e interseções pois se repetem a cada cem ou duzentos metros em média. Isto significa, para um percurso cotidiano a pé de 15 minutos, cerca de oito a dez travessias. Ao voltarmos, este número duplica, certo? E o que significa para […]
Faço Pilates duas vezes por semana numa academia localizada em uma das movimentadas esquinas paulistanas. Como toda academia, oferece programas de condicionamento físico baseado naqueles aparelhos de musculação e os outros que simulam os nossos movimentos cotidianos: bicicletas ergométricas, esteiras, estepes, e por aí vai. A grande maioria dos frequentadores são jovens cheios de energia e pressa, que […]
Desde suas origens como cidade distante e acanhada, São Paulo deixa registro das precárias condições de calçamento de suas ruas. O poeta romântico Álvares de Azevedo, que aqui residiu a contragosto em meados dos anos quarenta do séc. XIX, enquanto era aluno da Faculdade São Francisco, diversas vezes se manifestou a respeito, conforme relatado no […]
O programa municipal de implantação de 400 km de ciclovias paulistanas – que na verdade são ciclofaixas, de acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro – continuam causando verdadeiro alvoroço na cidade, apesar de contarem com o apoio e aprovação de 80% da população. Os que são contra utilizam-se, para apontar […]
Sou totalmente a favor das mudanças pelas quais a cidade de São Paulo vem passando nestes últimos meses. A começar pela priorização dada ao transporte coletivo através das polêmicas faixas exclusivas de ônibus. Elas podem até não estar nos padrões considerados ideais pelos entendidos no assunto. Mas, como usuária, garanto que a vida de […]
Muitas das cidades brasileiras passaram, em pouco tempo, de pequenos vilarejos a centros metropolitanos; assim, encontram-se regidas pelo domínio do movimento e da pressa. Este estilo de vida elege como prioritárias todas as modalidades de transporte motorizadas, em especial a individual. Para atender a esta demanda, as cidades remodelam seus formatos e escalas espaciais, elegem […]