No Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, voltamos a Paraisópolis. O dia 22 é a celebração para “estimularem às pessoas a abandonar a casca de suas supostas zonas de conforto e buscarem novas possibilidades de viver seus cotidianos que podem representar vida urbana com qualidade, livre de estresse e de congestionamentos de tráfego” (palavras da colega blogueira Meli Malatesta ).
A Secretaria Municipal de Transportes, CET e SP Trans promoveram a Semana da Mobilidade 2015, evento anual entre 18 e 25 de setembro, pretende mostrar a mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível.
Em parceria com o GT de Mobilidade do Fórum Multientidades de Paraisópolis, e dentro da programação da Semana da Mobilidade, foi realizada uma ação na comunidade. Nas ruas, no espaço público.
Atualmente está sendo desenvolvida uma pesquisa da mobilidade urbana de Paraisópolis, financiada pelo Banco Mundial e em parceria com POLI-USP. A comunidade apresenta características de “mixed development”, tem uma grande parcela de pessoas que trabalha e desenvolve atividades localmente e uma “pegada de carbono” em relação a transportes pequena. No entanto, os primeiros dados apontam que há ausência/inadequação de calçadas em relação às necessidades dos pedestres e os serviços de ônibus estão subdimensionados. Infelizmente, o visível aumento da motorização individual poderá intensificar as dificuldades que a comunidade enfrenta.
O crescimento do comércio local e motorização (carros e motocicletas) da comunidade contribuem ao congestionamento, o qual reduz as velocidades de viagem para sistemas de transporte que servem à comunidade e ameaça a resposta rápida dos serviços de emergência; entre outros problemas, incrementa a insegurança e dificuldades para os meios de transporte não motorizados: pedestres, bicicletas. As dinâmicas comerciais e sociais de Paraisópolis são um diferencial muito positivo porém não existe um cuidado com as pessoas que caminham pelas ruas, especialmente os grupos mais frágeis, como as crianças.
O objetivo da ação é chamar a atenção, conscientizar a comunidade dos perigos que supõe para os pedestres a falta de calçadas e a velocidade dos carros e motocicletas, assim como a necessidade da colaboração de todos os habitantes de Paraisópolis para cuidar das pessoas que lá habitam. A proposta foi grafitar mensagens no chão com o objetivo de conscientizar aos diferentes usuários da via pública da necessidade de priorizar a segurança do pedestre.
Nos locais com maior número de acidentes, como a avenida Hebe Camargo e os cruzamentos das ruas Melchior Giola e Herbet Spencer deixamos a seguinte mensagem:
Seguem algumas fotos (autoria Adriana Barros)
Cuidemos de todos os habitantes da cidade.
Espaço de liberdade, de respeito. Quais cidades queremos?
______________________________________
REFERÊNCIAS
Foto 1_Cartaz Semana da Mobilidade 2015 em Paraisópolis
Foto montagem 2_Imagens Caminho escolar de Paraisópolis. Fotos: Irene Quintáns
Imagem 3_Stencil ação Dia sem Carro Paraisópolis_GT Mobilidade Fórum Multientidades
Fotos 4,5 e 6: Ação Dia sem Carro Paraisópolis_GT Mobilidade Fórum Multientidades. Foto: Adriana Barros
Foto 7: Ação Dia sem Carro Paraisópolis_GT Mobilidade Fórum Multientidades. Foto:Irene Quintáns