Palavra de Especialista

11
janeiro
Publicado por admin no dia 11 de janeiro de 2012

2012 começa com uma novidade importante: foi sancionada pela presidenta da República a lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei 12.587 complementa o Estatuto da Cidade, ao disponibilizar instrumentos capazes de promover formas mais sustentáveis de mobilidade e ao definir os papeis do poder público neste campo. Se a lei for cumprida, até 2015 todas cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes terão um plano de mobilidade alinhado a seus planos diretores.

 

A lei seria comparável a uma “caixa de ferramentas”, nas palavras dos especialistas do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, que divulgaram um documento comentando a lei. O texto alude diversos instrumentos, mas nenhum deles exatamente inédito. Entre eles, estão a política de estacionamentos, uma forma de regulação das tarifas de transporte coletivo mais benéfica para o passageiro e o pedágio urbano. Além disso, a lei avança ao explicitar como direitos do cidadão a participação no planejamento, na fiscalização e na avaliação da política local de mobilidade urbana.

 

Seria, porém, ingênuo esperar que a simples publicação desta lei seja suficiente para transformar o quadro da mobilidade em cidades brasileiras. Primeiro, porque diversos municípios não contam com estrutura ou recursos para articularem tais planos. Segundo, porque a sociedade civil continua, via de regra, impedida de participar da elaboração de políticas locais de mobilidade. Não surgirá de hoje para amanhã essa cultura de participação. Terceiro, como o próprio Estatuto da Cidade demonstrou, há uma grande diferença entre a existência de uma caixa de ferramentas e a utilização efetiva e inteligente dos instrumentos ali contidos. Mas mesmo com essas ressalvas, a lei já pode ser interpretada como o mais importante marco formal no terreno da mobilidade urbana no nível federal, desde a promulgação da Constituição de 1988.



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Olímpio Alvares Olímpio Alvares
escreve e convida especialistas em mobilidade urbana a compartilhar opiniões e comentar os assuntos em destaque no noticiário nacional e internacional. Olimpio é engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da USP, diretor da L'Avis Eco-Service, especialista em transporte sustentável, inspeção técnica, emissões veiculares e poluição do ar. Atuou durante 26 anos na área de controle de emissões veiculares da Cetesb, concebeu o Projeto do Transporte Sustentável do Estado de São Paulo, o Programa de Inspeção Veicular e o Programa Nacional de Controle de Ruído de Veículos. É fundador e secretário executivo da Comissão de Meio Ambiente da ANTP; diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Sobratt; assistente técnico do Proam; consultor do Banco Mundial, do Banco de Desenvolvimento da América Latina, (CAF) e entre outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil, como o Mobilize Brasil..

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