Munique (Alemanha), altas horas. Depois de umas tantas cervejas na cabeça, dois marmanjos saem de um bar decididos a voltar para casa. Mas, como? Eles não sabem exatamente onde estão, não têm o telefone de uma companhia de táxi (e talvez não tenham a coragem de, nesse estado, abordar alguém). É exatamente com base nessa situação trivial que começa a história de uma empresa start-up que cresce a passos largos e tem mudado o modo como se toma táxi na Europa.
Com um capital inicial recolhido entre parentes e amigos, eles desenvolveram o aplicativo de celular myTaxi.
Com esse programinha, chamar um táxi significa estabelecer contato com algum veículo livre que esteja circulando pelas redondezas através de alguns toques na tela do smartphone. A partir daí, basta acompanhar em tempo real, pelo mapa mostrado na tela do celular, a aproximação do veículo solicitado. Depois da viagem, ainda é possível avaliar o serviço: tanto o motorista como o veículo recebem de uma a cinco estrelinhas e, se o motorista tiver sido bom mesmo, é possível incluí-lo na lista de favoritos.
Desenvolvido para Android e iOS, o aplicativo foi baixado mais de 800 mil vezes e é utilizado por mais de 7 mil taxistas. “O myTaxi já é a maior central de táxis da Europa”, afirma Johanna Meyer-Staude, gerente de marketing da companhia. A empresa, composta inicialmente por seis pessoas que cabiam em um andar de um apartamento residencial de Hamburgo, é formada hoje por mais de 60 profissionais – metade deles programadores. O myTaxi pode ser usado em dezenas de cidades médias e grandes da Alemanha, além de localidades na Áustria, Suíça e Espanha.
A empresa cobra 79 centavos de euro por viagem realizada. É muito menos do que os motoristas têm de pagar às centrais de táxi. Diga-se de passagem, essas centrais operam em um esquema meio oligopolista, e até meio mafioso em certos lugares do mundo, e evidentemente, não estão gostando nem um pouco dessa história de aplicativo. Muitas ameaçam expulsar os taxistas que o utilizam, alegando a cláusula de exclusividade em seus contratos.
Embora a myTaxi não forneça dados sobre o faturamento, a empresa afirma que a inovação garante maior lucratividade nas grandes cidades, como Berlim, Hamburgo e Munique.