Na capital tcheca – Mobilize Europa
Mobilize Europa

17
maio
Publicado por admin no dia 17 de maio de 2013

Chegando na cidade de Praga, vi, pela primeira vez, uma faixa exclusiva de ônibus compartilhada com bicicletas. Pedalei por ela e pude comprovar sua eficiência. Os ônibus jamais tentam ultrapassar ou pressionar os ciclistas, mesmo que estejam lotados ou com pressa. A foto abaixo foi tomada com de um celular, com a bicicleta em movimento, mas serve para ilustrar.
 

1 (2)

Pista compartilhada e respeito ao ciclista: ônibus, táxis e bicicletas

 

Ainda na capital tcheca, os bondes (VLTs) estão por toda a parte, e funcionam muito bem. Alguns carros são tão antigos que você chega a duvidar que eles saiam do lugar, mas eles saem, e estão sempre cheios. Fiz um percurso de aproximadamente 2 horas a pé, saindo do centro (Praga 1), até uma região mais afastada (Praga 5), e na volta, com o VLT, demorei apenas 5 minutos.

 

Bondes (VLTs) na cidade de Praga: sistema eficiente, apesar dos velhos carros

Bondes (VLTs) na cidade de Praga: sistema eficiente, apesar dos velhos carros

 

Confesso que não entendi muito bem como o sistema se sustenta, já que o usuário deve comprar o tiquete antes de entrar no vagão e é ele próprio quem o valida no interior do veículo. Nas poucas viagens que fiz com o VLT em Praga, não vi uma pessoa sequer validar o tiquete, embora tenha pegado todos os trens cheios.

 

Para completar, o que me surpreende em toda e qualquer cidade por onde eu passo é o respeito ao pedestre. Absolutamente todos os veículos (com raras exceções) param nas faixas de pedestres ou nos cruzamentos preferenciais. As placas indicativas também são muito interessantes.

 

Placas de sinalização: desenhos humanizados

Placas de sinalização: desenhos humanizados

 

Diferentemente do Brasil, aqui os personagens das placas não são apenas “bonecos palito”, eles tem características mais reais, como os trajes que utilizam, por exemplo. As vezes me pergunto se isso também não contribui, mesmo que só um pouquinho, para a humanização do trânsito.
 
Leia o outro blog de Du Dias, Dicamelo: http://dicamelo.wordpress.com/

 

 

 



Compartilhe


Parse error: syntax error, unexpected end of file in H:\root\home\mobilize-001\www\site1\blogs\mobilize-europa\wp-content\themes\sandbox\comments.php on line 149