Vamos falar de calçada? Pois é, tem muita calçada perfeita pelo mundo afora. Algumas trazem segurança, são confortáveis, têm passeios largos, são planas, com pisos lisos e adequados para cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, patinetes, skates e patins. Encontramos rampas de acesso em todas as esquinas e boa sinalização.
Ops, acho que você está se fazendo a seguinte pergunta: qual o endereço dessas calçadas? Como já comentei, podemos encontrá-las pelo mundo afora e, podem ter certeza, são muito bem-vindas. Vou dedicar este post às calçadas de Manhattan, em Nova York. Foi nestas calçadas que descobri que posso perfeitamente caminhar e ser bem feliz.
Em Manhattan, minha atenção maior é dirigir a minha scooter vagarosamente, pois sempre há muita gente nas ruas. Posso apreciar tudo e todos, pois você anda com muita segurança e, sem a preocupação de desviar de buracos e pisos irregulares, dá pra se deliciar com tudo o que está à sua volta. Em Manhattan, cada canto tem uma construção com arquitetura linda e moderna, uma loja charmosa, um restaurante bacana, um museu interessante, uma galeria descolada, um som bem bom, gente bonita e alternativa. Manhattan é toda acessível, cadeira de rodas por lá é sinônimo de felicidade. De uptown a downtown, é bem fácil se movimentar. Pode acreditar, a sensação de liberdade, de ir e vir, é maravilhosa. Você respira o tempo todo o cuidado com os cidadãos e turistas.
Não posso deixar de comparar as calçadas de Manhattan com as de São Paulo, cidade em que vivo e que tem os seus encantos. Mas andar em nossas calçadas é impraticável.
É bem desafiador e nada seguro. Dos 35 mil quilômetros de calçadas apenas 500 km estão em boas condições. Há muitos locais que desencorajam qualquer cidadão a andar pela calçada, que dirá um cadeirante. Enquanto Nova York atrai você para as ruas, São Paulo tranca você em casa, no carro ou no transporte público. Recentemente estive no centro da cidade, em um fim de semana, e consegui transitar de cadeira de rodas por vários lugares. É possível, mas sempre há obstáculos e requer muita atenção. Está em tramitação um projeto de lei que transformará nossas calçadas em acessíveis, uniformizando-as e tornando-as transitáveis. Resta aguardar e cobrar dos envolvidos as condições que nos farão mais presentes e mais felizes nas ruas de São Paulo e desfrutar de tudo o que esta cidade pode nos oferecer. É isso aí, vamos torcer para isto realmente acontecer o quanto antes. Calçadas acessíveis só trazem coisas boas para todos que nelas circulam.