Já pensou em conhecer um carnaval diferente? Aqui no Brasil, o que mais se vê e ouve nesta época são as sensacionais escolas de samba, os grandes bailes nos clubes, um bloco aqui e ali com as suas marchinhas carnavalescas, trios elétricos, frevo, maracatu e um monte de gente feliz pulando de lá pra cá.
No ano passado tive oportunidade de conhecer o carnaval de New Orleans, nos Estados Unidos, o famoso “Mardi Gras”. New Orleans é uma cidade dentro do território americano que não parece fazer parte dos Estados Unidos. Apesar de não ter a cara de cidade americana, New Orleans nos recebe maravilhosamente bem. Para um bom brasileiro, respirar brilhos, principalmente no carnaval, é bem gostoso, e em New Orleans você tem a opção de se perder nas muitas paradas carnavalescas e vários desfiles de rua com carros alegóricos.
Passear pelo French Quarter nesse período é emocionante. Você esbarra o tempo todo em gente curtindo a festa, ganha um monte de beads (colares de bolinhas coloridas que dão sorte) que são atirados das varandas das casas… A cestinha da Julinha fez o maior sucesso, as pessoas ficavam tentando acertar o tradicional colar dentro dela. Também existe uma tradição local de que quem ganha beads tem que levantar a blusa como agradecimento, mas isso não é regra! Ops, quando você entra em um bar, acontece o mais curioso: em vez dos batuques você ouve muito jazz, swing e blues! Para nós que estamos acostumados com o maravilhoso carnaval do nosso país, Mardi Graas é tão animado quanto. Sem dúvida, vale muito a pena conferir.