Hoje o nosso passeio será na Praça Franklin Roosevelt, sediada no centro da cidade de São Paulo. Uma das principais áreas de lazer desta região, esta praça, construída na década de 60, entre as ruas da Consolação e Augusta, recebeu este nome em homenagem ao presidente americano.
Pois é, penso que é de conhecimento de todos que Roosevelt, aos 39 anos foi acometido de poliomielite e, na sua gestão, conduziu brilhantemente o país em cima da sua cadeira de rodas. Infelizmente na época esta situação foi escondida de maneira a não impactar negativamente o seu mandato. Porém, a liderança bem-sucedida do presidente Roosevelt prova que a sua capacidade, não sua deficiência, foi fantástica.
Após a reforma, a Praça Roosevelt reabriu ao público com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado. Sim, um espaço totalmente acessível que receberia o presidente Franklin Roosevelt em sua cadeira de rodas com maestria. No momento a praça é muito árida, pois as árvores ainda estão crescendo. Daqui a alguns anos, tenho certeza que será um belo negócio descansar em suas sombras. Hoje, jovens skatistas e apaixonantes patinadores se divertem deslizando pelo seu piso liso e ideal para as manobras.
Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, as redondezas da Roosevelt com relação à acessibilidade deixam a desejar. Saindo da praça, a nossa vida de cadeirante torna-se bem complicada. Calçadas estreitas, esburacadas e sem rampas ou rampas que levam a uma calçada sem espaço para manobrar e seguir, bares e restaurantes sem acesso, esse é o cenário. Tenho certeza que o presidente não ficaria feliz em passear com a sua cadeira de rodas ao redor da praça. Fica a dica: vale muito o passeio à praça com o acesso pela Rua da Consolação, ok?