O movimento em busca da acessibilidade já começa a balançar por aí. Isso é que é notícia boa e bem-vinda! Desde o ano passado já havia um corre-corre feliz trazendo a acessibilidade para os espetáculos. Tudo ainda muito devagar, muitos aprendendo como fazer, outros já fazendo… Uns mais ousados e com confiança na oferta. Dentre eles, destaca-se o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, com as exposições do Picasso e Kandinsky.
Já há algum tempo vejo que os teatros São Pedro, Sérgio Cardoso e Tucarena, a casa de espetáculo Tom Brasil e muitas das unidades do Sesc oferecem em sua programação espetáculos com audiodescrição e interpretação de libras. Vejo, também, que em vários lugares há uma preocupação maior no respeito às vagas preferenciais para cadeirantes, e sinto um olhar menos desprezível quando ando nas ruas. Pelo menos, há algum tempo não ouço “Coitadinha, tão bonitinha e em uma cadeira de rodas…” Será que nossa São Paulo está mudando? Será que a Lei Brasileira de Inclusão mexeu com o nosso povo? Será que os nossos empresários estão me vendo como consumidora? Será? Ou será apenas que o fato de ameaçá-los com multas os fazem agir diferente?
Seja lá o que for, o fato é que estou mais feliz. Sei que falta muita coisa, ah, falta! Não sei dizer como anda a acessibilidade no nosso Brasil. Aqui em São Paulo, ainda não dá para caminhar de cabeça erguida como faço facilmente em muitos locais fora do nosso país, pois a preocupação em cair em buracos ou mesmo cair da Julinha (scooter) é grande, mas dá para escolher o espetáculo que quero estar presente. Tudo bem que na maioria das vezes tenho dia e horário marcado para ter o espetáculo com acessibilidade, mas é bem melhor que não ter nunca!
Quero acreditar que tudo isso é notícia boa e bem-vinda e faço questão de comparecer e ainda fazer barulho do tanto que é bom. Infelizmente ainda há muitos lugares que não acordaram para a nova fase dessa vida acessível. A divulgação ainda é muito tímida. Vale botar a boca no trombone e contar pra muita gente que a acessibilidade tá chegando pra ficar!