Milalá

15
July
Publicado por Mila no dia 15 de July de 2015

Pois é, bem feliz com a sanção da Lei Brasileira de Inclusão – LBI, e bem triste com os vetos que ela recebeu.

25th_logo

Sancionada em 1990, a ADA derrubou barreiras, garantindo a igualdade de acesso e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiências. Sua implementação estimulou a inovação, melhorou o desempenho do funcionário, abriu mercados de negócios novos e proporcionou a todos os americanos os benefícios de uma sociedade inclusiva.

Falando de emprego, claro que inicialmente muitas empresas dos EUA, governos locais e outras entidades manifestaram preocupação sobre a implementação da ADA. Por exemplo, muitos empresários preocuparam-se sobre como a contratação de pessoas com deficiência afetaria seus custos operacionais, a qualidade de produtos e a produtividade do empregado.

LBI - 01

Ao longo dos anos, algumas preocupações provaram ser legítimas e foram abordadas por meio de incentivos fiscais e revisões legislativas. Outras preocupações mostraram-se falaciosas.  Embora a ADA não obrigue a contratação de candidatos não qualificados, a contratação de candidatos qualificados que por acaso tenham uma deficiência tem se mostrado uma prática favorável para os negócios. Pessoas com deficiência trazem uma perspectiva diferente para o local de trabalho, incluindo melhor compreensão para satisfazer as necessidades de outras pessoas com deficiências. Isso se traduz em novos processos, produtos e serviços.

Ao empregar pessoas com deficiência, uma empresa atrai novos segmentos de mercado, não só com a inovação, mas também praticando a diversidade.

mara-lbi

É isso aí. Profissional deficiente qualificado exercendo funções condizentes com o seu aprendizado certamente é garantia de resultado positivo. Sei que não podemos comparar EUA e Brasil, mas agora também temos a nossa lei e não precisamos insistir em preocupações similares. Sei bem que muitos empresários brasileiros quando pensam em pessoas com deficiência, fantasiam/imaginam que tudo será dificil e complicado porque não vivenciam essa realidade. Nosso desafio é desmistificar esse pensamento! E já estamos 25 anos atrasados com relação à ADA. Mas felizmente agora temos a nossa lei e cabe a nós, deficientes e sociedade em geral, ficar atentos, participar e cobrar de todos os envolvidos a aplicação desra lei. Sim, “começamos” uma vida com mais respeito!

MILA - ADA



Tags: , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Milala Vamos conhecer o Milalá?
Mila Guedes, 45 anos, é publicitária e idealizadora do Milalá, projeto que estimula quem tem mobilidade reduzida a passear, viajar e curtir a vida. Acompanhe suas aventuras e as experiências incríveis que viabilizou em 22 anos como portadora de esclerose múltipla. Mila acredita que quanto mais informação, mais fácil será enfrentar os obstáculos que aparecerão pelo caminho. Sem medo, sem limite. Conheça este trabalho aqui no portal Mobilize, na página do Facebook e também no site www.milala.com.br
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social