Pois é, a gente não precisa fazer muita força para saber a importância da sinalização em nossas vidas, não é mesmo?
Quando sabemos exatamente onde vamos e como chegaremos, é bom demais. Mas quando este pedacinho não é conhecido, nossa boa e velha amiga “sinalização” faz toda a diferença. Quando existe e é eficiente, é maravilhosa. Mas quando não existe ou está em péssimas condições, é uma tragédia.
Se você gosta de viajar e passear como eu, já entendeu exatamente o que estou falando: lugares novos fazem parte do nosso show. Quando nos deparamos com boa sinalização, sempre fico feliz e descansada, mas quando a sinalização é falha, é uma bateção de cabeça que cansa qualquer um.
Volto a compartilhar as minhas experiências dentro e fora do Brasil. Na maioria dos lugares que visitei lá fora, dependi totalmente da sinalização para ir e vir. Como quase sempre fui muito bem correspondida neste quesito, viajo e passeio bem feliz.
Aqui no Brasil sinto falta de boa sinalização. Muitas vezes, vou e volto para o mesmo lugar sem sentir o cheiro de onde quero chegar… Penso que isto já aconteceu com você ou com alguém próximo. Tipo: sabe aquela estação de metrô que tem várias entradas/saídas? Imagine um cadeirante procurando onde entrar/sair sem ter orientação adequada. Ou mesmo chegar com muito custo ao local de destino e descobrir que a sua entrada é do outro lado e deverá dar uma volta enorme em calçadas completamente irregulares para chegar na tal entrada? Ou, ainda, descobrir que a entrada para cadeirantes não abre nos fins de semana e feriados.
Pois é, tem hora que a sinalização é pra lá de necessária.
Uma coisa tenho certeza: é bom ser comunicativo e sempre encontrar pessoas dispostas a ajudar. Ainda bem que em nosso país temos um monte de gente boa, porque a sinalização não ajuda. Vale ficar atento a esse tema!