Se a Paulista fosse nossa… – Instituto Caminhabilidade
Instituto Caminhabilidade

01
outubro
Publicado por leticia no dia 01 de outubro de 2013

Dia 22 de setembro, que este ano caiu em um domingo, para desgosto de muitos, foi o Dia Mundial Sem Carro.
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Para quem está no mundo da mobilidade urbana, não há como “passar em branco” pela data.  Pois promovemos atividades, debates e intervenções sobre como conscientizar e incentivar melhores práticas, como melhorar a logística da cidade, como humanizar as relações no ambiente urbano e assim gerar uma melhor experiência de vida nas cidades.
Porém, o que acontece muito, e quem acompanha esses eventos e iniciativas já sabe, é que os que frequentam e discutem são geralmente “os convertidos”, ou seja,  aqueles que já se deslocam de maneira inteligente por terem enxergado tanto o benefício pessoal como coletivo nessa mudança de práticas e hábitos. Para esses, todo dia é dia sem carro.
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experimenta O objetivo da data seria fazer com que aquelas pessoas que usam o carro todos os dias possam EXPERIMENTAR uma forma diferente de se deslocar, ao menos uma vez no ano, e começar a ver as vantagens dessa mudança de hábito, deixar de ser o trânsito e se tornar solução, de uma maneira prática.
(É nessa linha da experiência que o SampaPé! atua: procuramos levar as pessoas para caminhar, conhecer e experimentar a cidade de uma forma lúdica. Nesses passeios, nos finais de semana, os participantes caminham cinco quilômetros sem nem perceber e, desta forma, estreitam os laços com a cidade e com as outras pessoas. Com certeza vão querer mais disso no seu dia a dia.)
Assim a data de 22 de setembro deveria estimular e criar um grande constrangimento fazendo com que os “não convertidos” evitassem ao máximo o uso do carro nesse dia e fossem quase “obrigados” a experimentar outras formas de deslocamento.

cuidado

Multa simbólica (fotos: Leonard Castro)

Multa simbólica (fotos: Leonard Castro)

 

Mundano

Mundano

Mas não foi o que aconteceu. O domingo estava feio, choveu, fez frio, e o paulistano se escondeu no interior dos carros. Nós que estávamos tentando ocupar a Paulista para as pessoas (com bandeira “Se a Paulista fosse minha…), facilmente conseguimos fechar uma pista porque a velocidade era tão lenta que não houve em barrar os carros para ocupar a via.

BALANCO DA CET SOBRE A OPERACAO RODIZIO MOSTROU QUE A LENTIDAO NA CIDADE DE SAO PAULO AUMENTOU DE 2005 PARA 2006DSC_1349
Esses carros que deveriam estar em casa “enjaulados” (como na campanha da caloi), e as pessoas que no mínimo deveriam estar constrangidas por estarem sendo o trânsito, na verdade não estavam entendendo nada e nem mesmo sabiam do dia. Não houve anúncios, avisos, cartazes, nem nada para o publico-alvo desse dia e mais uma vez pregamos para “convertidos.”
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Quem nos segue nas redes sociais já está consciente e aqueles que andam a pé e/ou de bike, aqueles que podem parar no meio da Paulista para participar das atividades também já estão convertidos.
Arte: Coletivo Mais Voz

Arte: Coletivo Mais Voz

Então ainda existe um erro de comunicação e uma falta de experimentação das pessoas para termos mais adeptos a mobilidade consciente. Como solucionar?
Dia mundial sem trânsito

>Talvez o que dificulte sua divulgação, e o que muita gente critica, é o fato de ser um dia proibitivo, que diz: “NÃO use o carro hoje”,  ao invés de uma mensagem positiva: “experimente se deslocar de outra forma hoje”.

Você não está no trânsito, você É o trânsito!

Você não está no trânsito, você É o trânsito!

Ou talvez, mais por culpar apenas um modo de transporte, como se ele fosse um “super vilão” e a única causa da imobilidade, e não a soma da falta de qualidade dos transportes, de calçadas inacessíveis, falta de ciclovias e da cultura do conforto individual das pessoas.
Então, que tal o Dia Mundial Sem Trânsito, para atacar o problema em vez da causa, incentivando assim com que cada um faça o seu melhor para deixar de ser o trânsito: oferecendo carona, indo a pé, fazendo um dia de home-office ou qualquer outra saída que deixe a cidade mais desafogada.
Mas no final, o que a gente percebe é que muitas vezes é preciso fazer com que as pessoas experimentem agir diferente e escolham por elas mesmas como querem se deslocar e que papel querem desempenhar nas cidades. Mas, para isso provavelmente é preciso criar espaços que incentivem essa experiência.
Times Square antes e depois

Times Square antes e depois

 

Av. Atlântica aos domingos, Rio de Janeiro

Av. Atlântica aos domingos, Rio de Janeiro

Abaixo-assinado pela Paulista livre

Foi assim em Nova York, Copenhague, Berlim, no Rio de Janeiro e em muitas outras cidade, e aqui não vai ser diferente. É por isso que começamos um abaixo-assinado para que aos domingos uma das vias da Av. Paulista seja bloqueada ao trânsito motorizado para dar a oportunidade das pessoas experimentarem uma cidade para pessoas, mais humana, e assim possam aos poucos desejar uma cidade para todos nós.
Enquanto vamos investindo em macroações nesse sentido, devemos ainda assim continuar  comunicando e gerar espaços para experimentar a cidade, que estejam ao nosso alcance e na realidade do nosso dia a dia.
Faça um amigo ir a pé com você até o bar, marque o próximo encontro com os amigos em uma praça, pegue o metrô para voltar da balada, vá a andando até a padaria com seus pais, vá a pé e conte as descobertas que fez no caminho, tire fotos, sejamos comunicadores, impactemos e incentivemos a experimentação.


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Leticia O Instituto Caminhabilidade é uma ONG liderada por mulheres e fundada em 2012 que, para alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades caminháveis com o protagonismo da cidadania. Para isso, faz projetos e ações colaborativas e prioritárias para populações vulnerabilizadas, criando pontes entre sociedade civil, poder público e demais atores. .
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