Este projeto que já estamos discutindo desde agosto agora tem uma proposta fechada e foi enviada para os respectivos:
VEJA O PROJETO COMPLETO, e opine
Clicando aqui: ProjetoPaulistaAberta-SampaPé
Objetivo
O projeto Paulista Aberta tem como objetivo oferecer mais espaço de lazer, encontro e atividade física ao cidadão paulistano aos domingos no local mais frequentado e emblemático da cidade – a Avenida Paulista.
Proposta específica
Abrir o espaço de via fechando para os veículos, apenas no sentido Paraíso, para usufruto das pessoas entre os dois parques localizados na Av. Paulista – Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) e Parque Mario Covas. Ampliando a área de circulação a pé aos domingos no mesmo horário de funcionamento da ciclofaixa de lazer. Nesse trecho de implementação, colocar os dois sentidos da ciclofaixa ficarão juntas no mesmo sentido Paraíso para que o sentido Consolação fique em mão dupla para carros, de modo que a Av. Paulista não seja fechada para os veículos, apenas reduzido seu fluxo.
Área de implementação
Entre as ruas Alameda Casa Branca e Padre João Manuel, totalizando três quadras, aproximadamente 470 metros lineares (medidos via mapa digital da cidade- Secretaria de Planejamento Urbano). Somando ainda duas vias de apoio nas quadras entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, nas ruas Alameda Ministro Rocha Azevedo e Rua Peixoto Gomide, vide figura:
Desenho da área de implementação do projeto
Processo de Funcionamento
Sinalização de fechamento da via para veículos e de desvio de circulação no mesmo horário de funcionamento da ciclofaixa de lazer: domingos das 7h às 16h (totalizando 9 horas de funcionamento). Transferência da ciclofaixa sentido Consolação para a área de implementação do projeto nas três quadras em questão.
Detalhamento técnico específico da Av. Paulista: A largura de um sentido da paulista é de 12 metros, contando com 4 faixas de rolamento com 3 metros cada uma. As duas faixas juntas ao canteiro central serão dedicadas à ciclofaixa de lazer, e as duas faixas junto a calçada para uso dos cidadãos a pé estendendo a calçada, vide figura:
Avenida Paulista
Desenho da via aéreo
Usos: pretende-se deixar a área de implementação do projeto na Av. Paulista livre para circulação e prática de esportes, sem nenhum equipamento programação cultural que gere aglomeração no espaço e usos, apenas sugerimos a liberação da rua para usufruto das pessoas. Entretando nas duas vias de apoio sugere-se colocar mobiliários móveis, como bancos e plantas, para suporte ao uso do espaço. Além da possibilidade de receber foodtrucks e permitir outras atividades de pequeno porte.
Exemplos de usos de vias liberadas para as pessoas:
Exemplos de usos das vias de apoio:
Plano de desvio do transporte
Nas quadras em questão o trânsito será desviado para a Alameda Santos, entrando pela rua Padre João Manuel e retornando à Av. Paulista pela Alameda Casa Branca. Para tanto nestas quadras entre as ruas citadas deve-se proibir o estacionamento de automóveis na Alameda Santos aos domingos, garantindo uma via preferencial para o ônibus, e outras três de rolamento de automóveis particulares, vide figuras:
AZUL- Desvio de motoristas que querem cruzar a Paulista na Alameda Ministro Rocha Azevedo.
ROXO- Desvio de motoristas que seguem pela a av. Paulista sentido Paraíso.
Mapa com desvios sugeridos
Envolvimento
Para o sucesso do projeto é preciso diversos atores envolvidos, estes são:
Projeto Piloto
Gostaríamos de solicitar que fosse executado um projeto piloto no dia 25 de janeiro de 2015, aniversário da cidade, um domingo.
Outros elementos relevantes
Este projeto foi motivado pela mobilização “Se a Paulista Fosse Nossa”, escrita pela Leticia Sabino, que conta com mais 1.500 e-mails enviados ao Prefeito Haddad através do Panela de Pressão, aplicativo da Rede Minha Sampa, uma rede formada por paulistanos de nascimento e coração que acreditam na construção de uma São Paulo melhor. Os interessados no projeto “Paulista Aberta” acessam a página da mobilização e enviam um email automático e direto à caixa postal do Prefeito Haddad e secretários envolvidos no tema. Veja mais informações no link: http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/478
Vale lembrar que na quadra em frente ao Parque Trianon acontece feirinha de artesanato e comida aos domingos, já invadindo a calçada e diminuindo área de circulação, assim esta proposta já proporcionaria conforto e qualidade de circulação nas condições atuais. Nosso pedido é que a Paulista Aberta possa acontecer de forma experimental durante o período de férias e com resultados positivos possa ser permanente aos domingos e ainda ser ampliada para outras regiões de São Paulo carentes de espaços de lazer.