O que o projeto Rua da Gente em Benevides, vencedor do Prêmio Cidade Caminhável 2023, ensina sobre o desenvolvimento de cidades mais caminháveis – Instituto Caminhabilidade
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setembro
Publicado por Instituto Caminhabilidade no dia 29 de setembro de 2023

Muitas vezes, quando se aborda o conceito de caminhabilidade, as pessoas tendem a pensar somente nos centros das cidades, que são, na maioria das ocasiões, as regiões históricas que começaram a ser urbanizadas e conformadas antes do amplo uso dos carros, e por isso com ruas mais estreitas. Apesar dessas áreas terem boas características para caminhar, os dados mostram  que é nas periferias é onde mais se caminha no dia a dia, e também onde há maior dependência de transporte público para percorrer grandes distâncias — deslocamentos que começam e terminam a pé.

Em 2023, realizamos a segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável, que tem como objetivo identificar e reconhecer projetos feitos pelo poder público em cidades brasileiras de todos os tamanhos que tenham melhorado o deslocamento a pé. Mais do que isso, busca traçar um panorama do desenvolvimento da caminhabilidade no Brasil.

Na primeira edição, realizada em 2021, foram considerados projetos feitos desde 2012, quando entrou em vigor a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU – Lei 12.587/12). Já na segunda edição, foram analisadas iniciativas realizadas em 2021 e 2022. Foram 32 inscrições válidas, provenientes de 17 cidades em sete estados, abrangendo todas as regiões do país.

Os projetos premiados neste ano foram reconhecidos justamente por saírem das centralidades ou do imaginário popular de áreas caminháveis e desenvolverem soluções para contextos mais desafiadores, menos caminháveis e mais vulnerabilizados no ambiente urbano, além de considerarem perspectivas de gênero e infância.

Neste texto, falaremos sobre o projeto “Rua da Gente”, de Benevides (PA), e nos próximos apresentaremos os outros dois vencedores: “Plano de Bairro Novo Horizonte e Região”, de Jundiaí (SP), e “Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza” (Proinfra).

Transformar estradas que cortam a cidade em pontos de encontro, e expandir programas de ressignificação das ruas para todas as regiões da cidade 

Benevides, localizada na região metropolitana de Belém, no Pará, tem cerca de 60 mil habitantes, e é conhecida como “O berço da Liberdade”, pois foi a primeira no Estado e a segunda no país a libertar pessoas escravizadas.

O município teve a sua iniciativa “Rua da Gente” premiada na categoria de Cidades Pequenas. O projeto abre ruas do centro para as pessoas todos os sábados e domingos das 18h às 22h, com atividades voltadas para as crianças. A iniciativa começou em 2021 e foi o pontapé das políticas de primeira infância na cidade, culminando no plano municipal da primeira infância.

O projeto é super simples e barato de realizar, mas tem uma grande ousadia: não foi implementado em ruas locais e sem movimento, como muitas cidades fazem com medo de reações negativas da população por precisar mexer no fluxo de veículos motorizados. Pelo contrário, Benevides começou o programa pela rua central, que engloba uma rodovia estadual, o que faz com que essa via expressa deixe de cortar a cidade pelo menos por algumas horas na semana e se torne um ponto de encontro.

“Rua da Gente”, projeto vencedor na categoria de Cidades Pequenas do Prêmio Cidade Caminhável 2023. (Imagem: Prefeitura de Benevides)

Outra característica curiosa é o horário do programa. Isso se dá devido ao clima quente amazônico, que impossibilita as pessoas de realizarem atividades ao ar livre durante o dia, mas também deixa a noite mais segura para mulheres e meninas. O êxito também se dá pela integração entre secretarias, em que cada uma aporta  seus programas no mesmo espaço, fazendo com que seja atraente e interessante.

Inicialmente, a prefeita da cidade, Luziane Solon, achou que haveria dificuldades para implementar a iniciativa justamente porque as pessoas não aceitariam a interrupção do fluxo de veículos. No entanto, quando as famílias começaram a participar, levar seus filhos, e brincar sem medo e com tranquilidade, consideraram a medida necessária.

O sucesso da iniciativa foi tanto que fez com que ela fosse ampliada para outros distritos da cidade, o que também descentraliza o projeto e leva diversão para bairros mais afastados. É inspirador e corajoso mostrar como as cidades pequenas não devem ficar reféns das rodovias que as rasgam, e sim ressignificá-las no espaço urbano.

O projeto mostra como brincar ao ar livre é importante, já que devolve as ruas para as pessoas, fortalecendo a identidade do território local, principalmente através do resgate de brincadeiras de rua, o que oferece autonomia e segurança. Segundo o político canadense Chris Bradshaw, a idade em que as crianças caminham sozinhas é determinante para entender o quão caminhável é um ambiente. Transformar as vias públicas em espaços destinados ao lazer infantil deveria ser uma prática mais difundida em nossas cidades.

Benevides, assim como os outros projetos vencedores do Prêmio Cidade Caminhável 2023, é um exemplo inspirador para cidades pequenas, médias e grandes de como a caminhabilidade pode ser promovida de forma inclusiva, transformadora e, nesse caso, barata. Ao atender às necessidades da primeira infância e impulsionar uma mudança cultural tangível, essa iniciativa revela o caminho para um futuro onde todas as cidades se tornem verdadeiramente caminháveis, atendendo às diversas necessidades de todos os seus habitantes.

Referências

SPECK, J. Cidade caminhável. São Paulo: Perspectiva, 2012.



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Leticia O Instituto Caminhabilidade é uma ONG liderada por mulheres e fundada em 2012 que, para alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades caminháveis com o protagonismo da cidadania. Para isso, faz projetos e ações colaborativas e prioritárias para populações vulnerabilizadas, criando pontes entre sociedade civil, poder público e demais atores. .
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