Faz algumas semanas comecei a dedicar meu instagram apenas às calçadas de São Paulo e, ainda que já fosse uma pedestre convicta e super ativa, meu olhar mudou e muito com relação as calçadas.
Instragram: @porondeandeisp
A ideia nasceu de um dia em que fui caminhando desde a Vila Mariana até a Vila Madalena (aproximadamente 4,5 km) e decidi que a cada nova calçada que pisasse tiraria uma foto dando uma passada nela. E descobri a beleza em ter diversos tipos de calçada, a criatividade das pessoas, a noção e as vezes preocupação estética com essa extensão da sua casa, comércio, ou até mesmo a história daquele piso (como do mosaico português) entre muitas outras coisas.
As calçadas são as ruas onde as pessoas circulam, se encontram, se olham e também memorizam lugares onde passaram. Assim, as calçadas além de espaço público de passagem e encontro, podem ser e são usadas como referência: “era um lugar com a calçada assim”, ou até mesmo se consagrar e criar uma identidade visual, como a famosíssima calçada de Copacabana.
Ou quem sabe até mesmo informar sobre o local em que as pessoas estão passando, como a que ontem encontrei no jardins, que informava sobre a árvore que havia em frente. Ou em São Francisco, Estados Unidos, que em todas as esquinas tem o nome das ruas gravadas na calçada, pensando em sinalização e indicação para as pessoas pessoas (escala humana). Ou até mesmo em Dublin, na Irlanda, que tem placas com trechos das obras de James Joyce, criando um roteiro.
Uma coisa é fato: a calçada é um espaço com muito potencial e com infinitas possibilidades de aproveitamento.
Então meu próximo post mais longo vou dedicar a detalhar uma possível PPP (Parceria Público Proprietário) das calçadas para a cidade para termos uma cidade acessível mas sem perder a originalidade e a diversidade, e espaços públicos mais humanos e informativos. Incentivando as pessoas a caminharem e melhorando para nós os pedestres de todos os dias, que já amaciamos as calçadas da cidade.
O que vocês acham de colocar informações históricas e relevantes nas calçadas?
( Informando: A partir de agora o blog terá publicações mais frequentes, fiquem de olho!)