O que foi o Fórum Latino-americano de Pedestres?
Estivemos uma semana em Medellín para participar do Primeiro Fórum Latino-americano de Pedestres (Foro Latinoamericano de Peatones) (http://peatonesmedellin.org/) organizado pela ONG colombiana “En los Zapatos del Peatón” (https://fundapeaton.org/ ) como o primeiro evento da Rede Latino-americana de Pedestres/Peatones.
A Red/e Latino-americana de Pedestres/Peatones foi formada a partir encontro de várias pessoas da América Latina no México. Todos fomos convidados para falar no “3er Congreso Peatonal” (http://3congreso.ligapeatonal.org/ ), organizado pela Liga Peatonal mexicana, em maio de 2016 na Cidade do México. Lá estivemos presentes representantes do Brasil, México, Argentina, Equador, Colômbia, Peru e Venezuela – alguns de nós havíamos nos conhecido pela primeira vez no Walk 21 de Viena em 2015, onde já começou a dar liga.
Percebemos a importância de aumentarmos a conexão entre experiências ativistas latino americanas, já que vivemos realidades muito parecidas. Já que temos problemas parecidos, temos que colaborar e compartilhar também as soluções. Além disso, percebemos que muito do que é falado por norte-americanos e europeus sobre cidades caminháveis e ocupação do espaço público não “encaixa” tão bem em nossos contextos, o que nos motiva a criar referências locais para revolucionar nossas cidades.
Aterrizando e reconhecendo Medellín
Em Medellín, ficamos no bairro Bolivariana, próximo ao famoso bairro de Laureles e a estação Estadio do metrô, onde fica o complexo esportivo que foi construído para os Jogos Sul-Americanos realizados em Medellín em 2010.
Com os jogos, houve duas grandes mudanças no bairro. A primeira foi a reformulação da carrera 70 (fotos) e a segunda, a implementação de um programa esportivo noturno de terças e quintas à noite no entorno do estádio da cidade pelo INDER – órgão municipal de esportes (https://sim.inder.gov.co/). Quem me contou tudo isso e me levou para conhecer a programação esportiva noturna no entorno do estádio foi o Sebastian Mattos do Bellocicleta (https://www.facebook.com/Bellocicleta/ ), um coletivo de Bello, município da região metropolitana, e que se tornou um grande parceiro.
Em paralelo, ma mesma semana estava acontecendo a Semana da Mobilidade de Medellín, para qual os colegas brasileiros do Transporte Ativo ( http://transporteativo.org.br/ta/) foram convidados a participar. Como caminhando nos ligamos com pessoas,, quando a Letícia caminhava em direção ao Parque de los Pies Descalzos encontrou com o João e a Gabriela no caminho fazendo contagem de pedestres e ciclistas em duas das grandes e assustadoras “rodovias” urbanas que rasgam a cidade .
Chegando ao “Parque de los Pies descalzos”, encontramos uma proposta muito boa de praça com espaço público de muita qualidade, porém pouco ocupado.
Ao caminhar pelas ruas de volta para o bairro que estávamos hospedadas, duas coisas positivas chamaram muita atenção. A primeira são as praças entre os prédios que cria espaços públicos a poucos minutos das casas; já a segunda são as intervenções de urbanismo tático para melhorar travessias e diminuir a largura de algumas avenidas ou diminuir a velocidade praticada pelos automóveis.
Oficinas em escolas – interagindo com os pequenos paisas
Como parte da nossa participação no Fórum, fomos convidados a levar oficinas a duas escolas em uma das regiões mais vulneráveis da cidade, com o objetivo de sensibilizar crianças sobre o caminhar e o entendimento da cidade como espaço para as pessoas.
Estávamos Leticia (SampaPé), Verónica (Trecedicinueve, Argentina), Isabela (Zu Fuss, Equador) e fizemos 3 atividades: curativos urbanos, amarelinha com os direitos de quem caminha e desenhando a rua ideal (algumas fotos: https://www.facebook.com/Fundapeaton/posts/1749136518472524 ).
Um momento interessante da oficina foi quando, na apresentação, quando perguntadas sobre os meios de transporte utilizados, as crianças nunca respondiam o caminhar, apesar de quase todas elas irem e voltarem a pé para a escola. . Um menino lindamente justificou falando: “é que os pés já vêm grudado ao nosso corpo”.
As escolas se localizam em Kennedy e Picachito, dois bairros na região da Comuna 12 de Octubre .
Nesta região também pudemos visitar o parque biblioteca La Quintana, onde fomos recebidos com uma bela visita explicativa. Lá pudemos ver o projeto de atividades para terceira idade acontecendo e a área “mi barrio” para valorizar as histórias e memória local.
Os Parques Biblioteca são um projeto muito famoso em Medellín que buscou deixar a cidade mais segura através do urbanismo, cultura, arquitetura e espaços de uso público. Assim foram implementadas nas Comunas mais vulneráveis aumentando a auto estima e oferecendo local e oportunidade para o desenvolvimento cultural.
Participação nas mídias locais
Aproveitamos nossa passagem por Medellín para “semear a palavra” sobre o caminhar e o contexto brasileiro na imprensa local. A Letícia participou junto com Martha Giraldo, diretora da Fundação En Los Zapatos Del Peatón, do programa “Tiempo Fuera”, da TeleMedellín. Esse é o canal municipal de televisão da cidade, que fica localizado no Canal Parque Gabriel Garcia Marquez. No programa, disponível aqui, elas falaram sobre o Foro e a possibilidade de ele acontecer no Brasil em uma próxima edição.
Leticia participando do programa “Tiempo Fuera” da Telemedellin
Para outro programa do mesmo canal, o “Diálogos Metropolitanos”, Letícia e Ana Carolina gravaram entrevistas sobre a situação da mobilidade a pé no Brasil e opiniões sobre as condições do caminhar em Medellin.
Brasil do Dialogos Metropolitanos
Turismo urbanístico
Fomos conhecer e percorrer a região de San Javier, onde fica a Comuna 13, bairro que já foi considerado o mais perigoso do mundo. Depois de investimentos em políticas sociais e na transformação urbanística, o bairro deixou esse período tenebroso para trás. Lá conhecemos o Parque Biblioteca San Javier, integrado à estação de metrô, que é uma referência para a juventude e as organizações comunitárias da comuna. Caminhando pelo bairro também encontramos, no entorno do cemitério, intervenções artísticas que registram a memória das pessoas assassinadas durante a época sombria da Comuna 13.
De lá caminhamos para as escaleras eléctricas que são escadas rolantes para ajudar a circular na inclinação do bairro. De acordo com uma das funcionárias, que mora no bairro, este projeto foi realizado lá porque foi sorteado.
Já em cima também encontramos um escorregador ao lado de escadas comuns para deixar o bairro mais lúdico.
E depois conhecemos o Metrocable da linha J, totalmente integrado com estação San Javier e que impressionantemente sobre e desce duas grandes montanhas para melhorar o acesso.
Paulista Aberta em Bello para inspirar ruas para as pessoas na Colômbia
Em parceria com os coletivos Bellocicleta e Bicotertulia, no dia anterior ao Fórum, na quinta-feira dia 26 de outubro organizamos uma atividade em Bello, que é um município da região metropolitana do Valle de Aburrá totalmente conectado pelo metrô.
Passamos o webdocumentário “Carros ou Pessoas?” que conta a história da Paulista Aberta e logo fizemos uma roda de conversa com reflexão sobre o uso das ruas nas cidades e conflitos urbanos. Este evento foi na Choza Marco Fidel Suarez. Uma área central com praça, biblioteca e ruas pedestrianizadas.
E assim nos aquecemos para começar o Fórum com conhecimento do contexto e imersão na cidade.
(próximos textos sobre o Fórum e após )
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: EN LOS ZAPATOS DEL PEATON E ICS (INSTITUTO CLIMA E SOCIEDADE)
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