Apesar de eu particularmente não ter muita afinidade ao modelo de desenvolvimento dos Estados Unidos, que favorece os carros e cria ambientes como os subúrbios com a falsa idéia do sonho americano, eles também tem coisas a serem copiadas ou, pelo menos, admiradas.
Uma das ideias mais bacanas lá para o trânsito são os cruzamentos sem sinal!
Nos cruzamentos sem semáforo, não existe um sentido ou uma rua que é preferencial, todos, sem exceção, assim que estiverem na esquina devem PARAR (STOP). E é parar MESMO, ficar a 0 km/hr, paradinho, não é como acontece aqui no Brasil que os carros só dão luz alta, buzinam e vão que vão.
Nesta parada dos automóveis, anterior a faixa de pedestres ( e não em cima, outra prática frequente por aqui para se ter visão) sempre são seguras para os pedestres, que tem realmente preferência na travessia. E apenas depois deles cruzarem os carros seguem uma dinâmica que funciona muito bem em que os carros vão cruzando um de cada na vez na ordem de chegada, parecendo um balé de carro.
Isso se chama: RESPEITO!
Mas a gente bem sabe que esse respeito lá existe devido a uma fiscalização dura e eficiente.
O que acham se tentássemos fazer estes cruzamentos por aqui?
obs: Atenção também a localização da faixa de pedestre, bem na esquina, de forma que a pessoa não tenha que se deslocar para atravessar.