Já vinha acumulando incômodo desde o ano passado com estes novos pontos de ônibus em São Paulo. Arquitetura moderna, vidro, alumínio, sinalização nas calçadas para cegos, e como paga? Com um totem enorme de publicidade, e a “cidade limpa” já era!
Deixando estrutura e materiais de lado o que realmente me causa VERGONHA cada vez que vejo um ponto são os enormes e disfuncionais obstáculos/totem de propaganda. Sim, o sentimento primeiro é MUITA VERGONHA alheia, do projeto, da prefeitura que implementou e de estar lá. E logo se transforma também em vergonha própria por estar “permitindo” algo assim.
Bom fuçando não tão fora, mas mais ao sul do Brasil, achei um projeto superbacana para o uso inteligente destes totens, o Estante Pública, de Porto Alegre. (conheça mais aqui)
Lá estes totens estavam obsoletos e abandonados nas ruas, até que em 2008 um grupo resolveu dar um uso inteligente para eles e os transformaram em bibliotecas públicas hackeadas nos pontos de ônibus para as pessoas lerem enquanto esperam, e para criar um senso de comunidade e de compartilhamento. E deu tão certo que 2 anos depois conseguiram apoio da FUNARTE e se espalharam pela cidade.
Ainda tem esperança, e não está tão longe. Então será que antes de os totens ficarem obsoletos e esquecidos a gente consegue virar o jogo?
A empresa que usar o seu espaço de publicidade para fazer algo assim e criar um benefício para a cidade e para as pessoas vai ganhar muuuuitos pontos! #ficaadica