No dia 8 de agosto comemora-se o Dia Mundial do Pedestre, esta data foi escolhida devido a eternizada capa de disco dos Beatles em que os quatro integrantes da banda aparecem atravessando na faixa de pedestres na rua Abbey Road em Londres.
(Para ver a Abbey Road ao vivo: http://www.abbeyroad.com/Crossing )
Ter uma data específica é sempre bom para chamar a atenção para algo, e agora mais do que nunca os pedestres precisam é de atenção. Em São Paulo apesar de a maior parte das viagens de deslocamento diário serem realizadas a pé (30%)– isto sem considerar as viagens de transporte público que implicam o deslocamento a pé- as nossas calçadas estão precárias, não existem bancos públicos para sentar nas ruas e quase não temos iluminação nas vias para as pessoas.
Apesar de tudo isso, a cidade tem uma imensa diversidade e atrações que fazem valer a pena andar a pé pelas suas ruas e conhecer ela de perto. O SampaPé! começou há 2 anos por acreditar que São Paulo já é uma cidade incrível para quem se dá a chance de conhecê-la bem, algo que só acontece andando a pé, mas que pode ser ainda melhor com a ajuda de todas estas pessoas ao se apropriarem da cidade.
De lá para cá, diversos movimentos, coletivos e atividades surgiram na cidade com o mesmo propósito e neste dia do pedestre vale a pena conhecer e participar delas e se envolver cada vez mais com a cidade. E dessa forma eu criei algumas sugestões de lugares da cidade para pedestres!
5 lugares para ir no DIA DO PEDESTRE:
1. A Batata Precisa De Você – Largo da Batata (Metro Faria Lima)
Horário: 17h às 00h
O que é? Grupo que se propõe a transformar o Largo da Batata e um lugar mais humano, promovendo todas as sextas feiras um encontro descontraído e cheio de atividades, e qualquer pode propor o que fazer!
2. Bela Rua – (RUA) – Praça Oliveira Penteado (Metro Butantã)
Horário: 11h às 00h
O que é? Um projeto da organização Bela Rua em que levam um cubo portátil para uma praça por 3 semanas para ressignificar e ativar a praça com diversas atividades. Estão agora na Praça Oliveira Penteado promovendo música, exposição, pic nic, entre outros.
3. Parklet da Padre João Manuel – Ao lado do Conjunto Nacional
Horário: o dia todo
O que é? O parklet é um espaço de convivência inovador, onde antes ficavam estacionados 2 carros estacionados transforma-se em uma pequena praça para as pessoas. O espaço propõe a reflexão sobre o uso do espaço público na cidade e este ano se tornou uma política pública, e qualquer um pode criar o seu. (Idealizado pelo Instituto Mobilidade Verde)
4. Minhocão – Elevado Costa e Silva
Horário: todos os dias a partir das 21h30, e domingos o dia todo
O que é? Um enorme viaduto para carros que todos os dias no período da noite e o dia todo no domingo fica bloqueado para o trânsito de automóveis e vira um grande espaço de uso das pessoas, que serve de pista de corrida, skate, bicileta e espaço para as mais variadas manifestações culturais.
5. Pracinha da Oscar Freire – Rua Oscar Freire, 974
Horário: o dia todo
O que é? Onde antes era um espaço residual, entrada para um estacionamento, agora é uma pequena praça que recebe foodtrucks e promove o encontro no espaço público.
Ai é só escolher o seu, andar, e ocupar as ruas!
Para saber mais acesse do dia do pedestre acesse:
https://www.facebook.com/events/1450241651927936/
http://www.sampape.com.br/#!diadopedestre2014/c17h2