Mudar o jeito como nos relacionamos com nosso bairro, mudar a maneira como nos deslocamos pela cidade, mudar o destino do lazer no domingo… Até mudarmos nosso entorno, nosso bairro, nossa cidade.
A paisagem muda, a pessoa muda…
A pessoa muda, a paisagem muda…
Essa afirmação vem de um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que investigou a relação entre mudar de casa e mudar o modo de transporte. Os resultados mostraram que pessoas com níveis semelhantes de preocupação com o meio ambiente que haviam se mudado há pouco tempo (menos de um ano) usaram menos o carro do que aquelas que não se mudaram recentemente, sugerindo que a alteração de contexto interferiu na escolha do meio de transporte.
Essa descoberta abre uma janela de oportunidades para convencermos os cidadãos a tomarem decisões e escolherem hábitos mais saudáveis. Se já sabemos, então, o melhor momento para persuadi-las, o que é necessário para, de fato, as convencermos da mudança de estilos de vida?
Segundo especialistas do The Behavioural Insights Team, além do momento correto, alguns outros critérios podem ajudar a aumentar o sucesso do convencimento, devendo a abordagem para a mudança de comportamento ser:
Fácil
– Aproveite o poder dos padrões: As pessoas têm uma forte tendência a escolherem a opção mais fácil e confortável. Fazer da mudança uma opção atrativa torna sua adoção mais provável. Aqui, vale criar campanhas que disseminem novos ou antigos padrões como, por exemplo, o uso de bicicleta ou transporte público;
– Reduza a complicação: O esforço necessário para executar uma ação muitas vezes afasta as pessoas. A redução desse empenho pode aumentar as taxas de adoção de mudanças. Isso significa que precisamos investir em infraestrutura e espaços que de fato encorajem a adoção de estilos de vida mais saudáveis;
– Simplifique a mensagem: Tornar a mensagem clara e acessível muitas vezes resulta em uma maior taxa de resposta. Pode ser importante dividir um objetivo complexo em ações mais simples e fáceis de compreensão para todos os públicos.
Atrativa
– Atraia a atenção das pessoas: Incluir o uso de imagens, cores ou personalizar uma identidade para a mensagem, aumenta a chance da prática ser adotada;
– Planeje recompensas e penalidades: Incentivos financeiros são muitas vezes altamente eficazes, mas projetos de incentivos alternativos – como sorteios – também funcionam bem e muitas vezes exigem recursos menores.
Social
– Mostre que a maioria das pessoas executa o comportamento desejado: Descrever o que a maioria das pessoas faz em uma situação particular encoraja os outros a fazerem o mesmo. Será que se soubermos que mais de 30% da população se desloca a pé nas cidades não nos esforçarmos mais em sair de casa caminhando?;
– Use o poder das redes: Estamos inseridos em uma rede de relações sociais, e aqueles com quem estamos em contato ajudam a moldar nossas ações e atingir diferentes públicos;
– Encoraje pessoas a se comprometerem com os outros: Muitas vezes usamos ferramentas de alerta para nos inibir com antecedência de fazer algo mas, muitas vezes, a ação desses eventos é essencial para novas práticas serem adotadas. É uma disciplina que deve ser exercida todos os dias até fazer parte do seu cotidiano.
Oportuna
– Aproveite os momentos de susceptibilidade: Como visto anteriormente, o comportamento é geralmente mais fácil de mudar quando outras mudanças estão acontecendo em grandes eventos da vida, como mudança de trabalho ou de casa, ou transformações do espaço urbano no entorno próximo;
– Considere os custos e benefícios imediatos: Somos mais influenciados pelos custos e benefícios imediatos do que aqueles futuros. Por isso, para incentivar mudanças de hábitos e comportamentos, é necessário revelar os benefícios de melhorias na qualidade de vida como diminuição dos gastos com saúde, deslocamentos, alimentação;
– Ajude as pessoas a planejar sua resposta aos eventos: Há uma diferença substancial entre intenções e comportamento real. Uma solução comprovada é levar as pessoas a identificar os obstáculos à ação e desenvolver um plano específico para enfrentá-los, a partir das suas reais necessidades.
Se apresentarmos e encorajarmos um novo modo de viver e conviver nas nossas cidades de maneira clara, atrativa, social e oportuna, será possível ver e fazer a mudança acontecer.
Adotar novos hábitos e estilos de vida pode acontecer de maneira espontânea.
Crédito: Cidade Ativa
Já pensou o impacto para a vida de todos se tivéssemos mais pessoas caminhando até o trabalho, pedalando até a padaria, levando as crianças para brincar no parque ao invés do shopping? Já imaginou a sua cidade sem trânsito, com ar limpo e mais árvores? Já sonhou com a praça do lado da sua casa sendo cuidada por você e seus vizinhos? Já desejou que as calçadas do seu bairro fossem acessíveis, bem cuidadas e agradáveis de usar?
Quais mudanças você fez recentemente que te levaram a um estilo de vida mais saudável? Você já incentivou um amigo a mudar de hábito? Quais argumentos usou? Um primeiro passo para nós, cidadãos ativos, é querer mudar para, então, entender quais oportunidades estão escondidas no nosso dia-a-dia e batalhar por aquelas transformações que precisamos ainda fazer em nossas cidades.