Brasilia Para Pessoas

27
junho
Publicado por Brasília no dia 27 de junho de 2023

Este mês o governador Ibaneis inaugurou o Túnel de Taguatinga (oficialmente chamado de Túnel Rei Pelé), considerada a maior obra viária em andamento no país. Em publicação do Governo do Distrito Federal (GDF) no instagram muitas pessoas questionaram a denominação e a falta de consulta aos moradores para decidir sobre o nome de batismo.

Prefiro chamar de Túnel Rei Automóvel, afinal a prioridade para quem dirige fica escancarada. Com extensão de 1 km e custo de construção estimado em R$ 275 milhões (sem contar o alto custo de manutenção), é curioso notar que pelo túnel não passa o transporte coletivo, nem pedestres e ciclistas. A notícia do GDF deixa claro que só pode automóvel: ‘(…) apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel nesta fase inicial. Ônibus, caminhões, ciclistas e pedestres estão proibidos de adentrar a passagem’.

Outra informação que chamou atenção (muitas notícias sobre a grande obra foram publicadas pela Agência Brasília) foi a existência de uma Central de Controle Operacional (CCO) com servidores monitorando o trânsito no túnel de forma ininterrupta. Enquanto isso, até hoje o DF sofre com a falta de uma CCO para monitorar o sistema de ônibus e o Departamento de Trânsito carece de servidores para as diferentes funções do órgão, como a parte de engenharia de trânsito.

A inauguração ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), data que marca também o aniversário de Taguatinga. A região bem que merecia uma verdadeira obra de mobilidade, por exemplo um bonde elétrico (VLT) para transportar as pessoas de forma ágil e não poluente e ciclovias interligadas, com sistema de bicicletas compartilhadas.

Anúncio do GDF na L2 Sul. Será mesmo que o melhor começa agora?!

Em reportagem da TV Distrital muitos deputados presentes à inauguração elogiaram a obra do túnel. Um dos parlamentares disse que se trata de obra de país de primeiro mundo.

Pelo que acompanho e estudo sobre mobilidade urbana, nas cidades modernas de países desenvolvidos projetos rodoviaristas com foco no automóvel ficaram no passado há algumas décadas. A ordem da vez é ampliar a rede de transporte coletivo – com frota de ônibus modernos, preferencialmente elétricos, VLT e metrô –, investir em calçadas e ciclovias e restringir o espaço dos carros (inclusive, reduzindo as vias e transformando estacionamentos em praças).

Enquanto isso, as melhorias para quem usa ônibus continuam na promessa. Segundo outra notícia do GDF, o futuro corredor de ônibus (Eixo Oeste) com 38,7 km de extensão vai conectar o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto.

Já vi essa novela antes. O BRT Norte e o terminal multimodal da Asa Norte até hoje não saíram do papel. A obra multimilionária da Saída Norte (batizada no atual governo de Complexo Viário Governador Roriz) promoveu o alargamento das pistas e construiu viadutos sem qualquer melhoria para quem usa ônibus.

Novas pistas e viadutos da Saída Norte sem o prometido BRT.

Em suma, o túnel inaugurado já nasce ultrapassado..🚗🏍🚘🚙



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Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
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