Texto e fotos: Uirá Lourenço
Notei que, há algum tempo, o Departamento de Trânsito (Detran/DF) auxilia na travessia do Eixinho, em ponto específico da Asa Norte. O Eixão do Lazer tem atraído ainda mais pessoas desde o início da pandemia do Covid-19 e, na altura da 111 Norte, há concentração de atividades: música, brinquedos para as crianças, aluguel de bicicletas, opções diversas de alimentação e triciclos.
Em frente ao Plaza Shopping os agentes de trânsito passaram a sinalizar com cones e placa de advertência durante o funcionamento do Eixão do Lazer. Os agentes também controlam o fluxo de carros e liberam passagem para os pedestres. Vi inclusive redutor móvel de velocidade.
Sinalização e redutor de velocidade para travessia segura no Eixinho.
Fica o registro dessa boa iniciativa de garantir a preferência aos mais vulneráveis. Como diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o maior protege o menor, o motorizado protege o não motorizado e todos prezam pela vida do pedestre. Atravessar por cima é muito mais confortável e seguro do que percorrer as passagens subterrâneas.
Que bom seria ter mais travessias por cima, não só aos domingos, mas também em dias de semana. Essa iniciativa poderia ser replicada para outros pontos do Eixinho. E por que não fazer um teste de travessia por cima – com agentes de trânsito ou semáforos – nos pontos de maior movimento de pedestres em dias de semana?
VÍDEO