Texto e fotos: Uirá Lourenço
Neste domingo (6/8) temos a abertura da Semana do Caminhar e aproveitei para reunir algumas fotos que ilustram os trajetos a pé.
Gosto muito de andar, pedalar e observar a cidade. Neste período os ipês floridos são um atrativo a mais para quem caminha.
No ritmo mais lento do caminhar podem-se observar as sutilezas da cidade, os cantinhos bons de parada e descanso, as corujinhas e as curicacas.
Temos bons exemplos de calçada na capital federal, arborizadas e com piso em ótimo estado. Algumas quadras residenciais estão com calçadas reformadas, que fazem toda a diferença. Uma cidade boa para os pedestres – para crianças, idosos e pessoas com deficiência – é boa para todos.
Infelizmente, em geral, as calçadas estão em mau estado. Fiz um percurso com a Maria Lúcia pela Asa Sul e gravamos vídeo (assista no final do texto) que mostra a inviabilidade de passar por alguns locais em razão das crateras, dos desníveis e da falta de rampas.
E o que dizer dos locais até hoje sem calçada? São muitos por Brasília. As imagens mostram alguns deles.
Teremos muitas atividades ao longo da semana: celebração no Eixão, debate e safári urbano. Um momento para destacar a importância de uma cidade plenamente acessível. Espero que as autoridades se sensibilizem, caminhem mais e se convençam da necessidade de investir numa Cidade para Pessoas.
Vem caminhar com a gente!
_____________________________
A Semana do Caminhar é promovida anualmente para celebrar o Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto). O Instituto de Caminhabilidade, de São Paulo, coordena nacionalmente as ações realizadas por entidades locais. Em Brasília temos um calendário de atividades que se iniciam no domingo (6/8), no Eixão do Lazer, altura da 211 Norte. A programação (clique para conferir) se estende até 12/8 e tem apoio da Andar a Pé, Associação de Moradores das 700 Sul (Amo700Sul), Brasília para Pessoas, Ciclovia Ativa, Rede Urbanidade e Rodas da Paz.
VÍDEO
Trajeto a pé que fizemos na Asa Sul para a Semana do Caminhar.