Brasilia Para Pessoas

08
fevereiro
Publicado por Brasília no dia 08 de fevereiro de 2025

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Aviso logo, este texto é um desabafo.

Já vi muita coisa, muitas bizarrices, ao percorrer sem carro a cidade ao longo dos anos. Canteiros e calçadas que são invadidos e acabam se oficializando como estacionamentos, áreas verdes destruídas para construir mais pistas, ciclovias totalmente invadidas pelos motoristas, carros oficiais sobre calçadas e rampas.

Mas essa é nova: o órgão de trânsito decide desativar semáforos e proibir (expressamente, com aviso) a travessia dos já sofridos pedestres. No início do Eixão Norte acontece isso desde o fim do ano passado, quando começaram obras em viaduto. E quando passo por lá (evito para não passar raiva e para preservar minha vida) fico indignado ao ver a longa espera e a aflição de quem precisa atravessar. Ontem um dos que passavam perrengue era o José Flávio, que tem baixa visão e ficou mais de 5 minutos até se lançar no meio dos carros.

José Flávio esperou por muito tempo antes de correr na travessia.

Sem o semáforo, pedestres pedem passagem aos motoristas.

São tantas leis que protegem os pedestres. Desde o velho Código de Trânsito Brasileiro (de 1997) – que tem como princípio que o motorizado protege o não motorizado e todos são responsáveis pela integridade do pedestre – até as duas leis distritais recentes (de 2024)1, com bons princípios (entre eles, ‘segurança e conforto nos deslocamentos a pé’) e objetivos (por exemplo, ‘desenvolver ações voltadas à melhoria da infraestrutura para pedestres’).

As leis são letras mortas na Cidade do Automóvel, onde a meta é sempre a tão sonhada fluidez dos motoristas. Enquanto isso, o lema dos sem-carro é correr pra não morrer, como se vê nos flagrantes no local (vídeos ao final).  

– Solicitação na ouvidoria e resposta do Detran

Fiz registro na ouvidoria do GDF em 6/12/2024, ao constatar a desativação dos semáforos no local. Passou o prazo e fiquei sem resposta! Insisti e fiz nova solicitação na ouvidoria no dia 18 de janeiro2. Na resposta enviada no dia 21/1 o Departamento de Trânsito afirma que fez vistoria no local e que ‘não é possível religar os Semáforos enquanto não for disponibilizado, pela empresa que realiza as obras, um espaço adequado e seguro para a travessia de pedestres (o que não foi realizado ainda)’.

O órgão afirmou ainda que repassou ao Núcleo de Fiscalização de Engenharia (Nufen) para ‘exigir da empresa essa adequação o mais breve possível’. Passados 17 dias desde a resposta, a situação no local continua a mesma: semáforos desligados, fluxo intenso de carros e motos e pedestres lançados à própria sorte.  

Será que o Departamento de Trânsito vai esperar ocorrer alguma morte no ponto para rever a proibição de travessia e reativar os semáforos?

_________________________

1 Leis distritais 7.542/2024, que institui o Estatuto do Pedestre, e 7.463/2024, que institui a Política de Mobilidade a Pé.

2 As solicitações feitas este ano na Ouvidoria e as respostas estão disponíveis no link: https://brasiliaparapessoas.org/solicitacoes-de-informacoes-e-sic/2025-2/

VÍDEOS

Dois vídeos com cenas de ontem (7/2) e vídeo de dezembro/2024, no início do Eixão Norte.



Tags:, , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social